MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

STF analisará lei do DF que 'flexibiliza' porte de armas a atiradores desportivos

O Partido Socialista Brasileiro entrou com ação no Supremo Tribunal Federal questionando a validade de uma lei do Distrito Federal que reconhece 'risco da atividade' e a 'efetiva necessidade de porte de armas de fogo' por atiradores desportivos. Segundo o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2022, 14:45:00 Editado em 04.03.2022, 14:54:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Partido Socialista Brasileiro entrou com ação no Supremo Tribunal Federal questionando a validade de uma lei do Distrito Federal que reconhece 'risco da atividade' e a 'efetiva necessidade de porte de armas de fogo' por atiradores desportivos. Segundo o partido, a norma flexibiliza, 'por vias transversas', os requisitos para a obtenção da autorização concedida pela Polícia Federal.

continua após publicidade

O caso foi distribuído ao gabinete do ministro Kassio Nunes Marques nesta quarta-feira, 2.

De acordo com o PSB, o teor da lei do DF é 'extremamente temerária' por tornar 'vinculada e automática' a autorização do porte de armas a atiradores desportivos, 'favorecendo a intensificação da circulação de armas de fogo, às margens do controle e da análise dos requisitos feitos pela PF'.

continua após publicidade

Na ação, a legenda sustenta que a Lei distrital 7.065, de 17 de fevereiro, eximi os atiradores de comprovar a 'efetiva necessidade' para obter autorização para o porte de armas - "basta que o requerente apresente simples prova de cadastro a uma entidade de desporto e o registro da arma para que venha a obter, automaticamente, autorização para porte".

A legenda destaca que tal previsão contraria o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), que somente autoriza o porte por necessidade do exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à integridade física, mediante comprovação perante a PF.

Assim, de acordo com a legenda, ao suprimir, no Distrito Federal, uma das condições previstas no Estatuto do Desarmamento, a lei acabou 'facilitando a obtenção de autorização para o porte e flexibilizando norma federal de controle de circulação de armas'.

continua após publicidade

A ação argumenta que a norma 'usurpou de forma flagrante a competência privativa da União para dispor sobre material bélico e Direito Penal'.

Além disso, de acordo com o PSB, a lei é 'incompatível' com os direitos fundamentais à vida e à segurança pública e o princípio da dignidade da pessoa humana, na medida em que cria presunção automática, facilitando o porte de armas pela população civil, o que, nos termos do Estatuto do Desarmamento, deve ser exceção.

"É sabido que o país vem experimentando sucessivos retrocessos no que tange à regulamentação do comércio e do acesso a armas com a declarada política armamentista do Governo Federal. É nessa esteira que assembleias legislativas e, agora, a CLDF, têm exacerbado suas competências para aprovar normas que aprofundam o processo de fragilização do controle de armamentos no Brasil", registra trecho da ação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "STF analisará lei do DF que 'flexibiliza' porte de armas a atiradores desportivos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!