MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

SP: relator sugere pena branda para vereador que falou em 'negro de alma branca'

A Corregedoria da Câmara de São Paulo recebeu nesta quinta-feira, 17, parecer contrário ao pedido de cassação do vereador Arnaldo Faria de Sá (Progressistas), denunciado pela bancada do PSOL após se referir ao ex-prefeito Celso Pitta como um "negro de alm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2022, 10:40:00 Editado em 18.02.2022, 10:48:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Corregedoria da Câmara de São Paulo recebeu nesta quinta-feira, 17, parecer contrário ao pedido de cassação do vereador Arnaldo Faria de Sá (Progressistas), denunciado pela bancada do PSOL após se referir ao ex-prefeito Celso Pitta como um "negro de alma branca". O relator do caso, vereador Aurélio Nomura (PSDB), considerou não ter havido a intenção de ofensa racial e sugeriu uma advertência verbal como punição para o parlamentar.

continua após publicidade

Em julho do ano passado, durante pronunciamento na Casa, Faria de Sá gerou indignação em parte dos vereadores, que o acusaram de racismo ao falar sobre o ex-prefeito. "Eu me preocupei com um negro, que era o Pitta, (...) um negro de verdade, 'negro de alma branca', como dizem", afirmou.

A fala levou a vereadora Luana Alves, líder da bancada do PSOL na Câmara, a protocolar uma representação na Corregedoria pedindo a cassação do vereador pelo uso da expressão.

continua após publicidade

Na interpretação de Nomura, Faria de Sá reproduziu o que ele classificou como um "racismo estrutural" próprio da linguagem e que, segundo ele, é "involuntário". "Não há qualquer indício de intenção proposital do nobre Vereador Arnaldo Faria de Sá na sessão de 12 de julho de 2021. Entendo ter ocorrido uma patente manifestação de 'racismo estrutural', uma maneira de se expressar involuntária, triste ranço de racismo que ainda perdura em nossa linguagem, de que o vereador se socorreu no calor dos debates", diz o parecer.

Via redes sociais, a vereadora Luana Alves reagiu ao parecer de Nomura e lamentou o entendimento pela manutenção do mandato. "O racismo segue existindo porque sempre há quem o defenda", afirmou. Concluído o parecer do relator, o processo tem início na Corregedoria e Faria de Sá poderá apresentar sua defesa.

Em discurso no Plenário da Casa, após a polêmica, o vereador reconheceu o erro e pediu desculpas. "Realmente me equivoquei e peço desculpas. Não quero discutir com ninguém, só quero pedir desculpas humildemente", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "SP: relator sugere pena branda para vereador que falou em 'negro de alma branca'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!