MAIS LIDAS
VER TODOS

Eleições 2020

Servidores têm até sexta para informar candidaturas

As prefeituras da região estão atentas à condição legal para o afastamento dos servidores efetivos que pretendem disputar as eleições de novembro. Tal precaução tem respaldo na regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). A norma objetiva nã

Da Redação

·
Servidores têm até sexta para informar candidaturas
Icone Camera Foto por da redação
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.08.2020, 10:25:08 Editado em 13.08.2020, 10:25:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As prefeituras da região estão atentas à condição legal para o afastamento dos servidores efetivos que pretendem disputar as eleições de novembro. Tal precaução tem respaldo na regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). A norma objetiva não permitir que indivíduos nas funções públicas, usem dos referidos cargos para benefícios próprios em campanhas antecipadas ou de seus partidos.

continua após publicidade

Em Arapongas, segundo informações da Secretaria Municipal de Administração até a data limite – sexta, dia 14, o município espera pelos protocolos dos pré-candidatos para os referidos desligamentos. “Na próxima semana a prefeitura terá a relação dos servidores que estarão a disposição dos partidos para a possibilidade da homologação das candidaturas”, ressalta o secretário Valdecir Scarcelli. Ele acredita que entre hoje e amanhã, assim como já vem ocorrendo nos últimos dias, a procura por oficializar a situação aumente.

Apucarana informou que segue aguardando protocolo dos servidores pretendentes à disputa. O município se resguarda no Estatuto do Servidor a restrição de remuneração ao que são lotados em cargos comissionados. Quanto aos demais, estão amparados pela Lei Eleitoral, no Artigo 96, onde explica estarem afastados no período de 90 dias, sem prejuízo da remuneração. “Mediante comunicação por escrito do afastamento”, encerra a nota. Muito embora estejam avisados e orientados pelo Departamento de Recursos Humanos da prefeitura, o prefeito Júnior da Femac, disse acreditar que deve haver poucos afastamentos na campanha.

continua após publicidade

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, relatou que não deve ter problemas com o afastamento de servidores, sejam efetivos ou comissionados. “Efetivos devem ter no máximo cinco afastados. Em cargo de comissão, um servidor manifestou-se pela campanha”, enfatiza.

As eleições de 2020 no Brasil foram adiadas para 15 e 29 de novembro respectivamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por conta da pandemia do coronavírus.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Servidores têm até sexta para informar candidaturas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!