MAIS LIDAS
VER TODOS

política

Senado aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos

Senadores mantiveram texto da Câmara para agilizar sanção diante do risco de ilegalidade a partir de 2025

Da Redação

·
O PL foi aprovado de forma simbólica
Icone Camera Foto por Reprodução
O PL foi aprovado de forma simbólica
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.12.2024, 20:10:39 Editado em 03.12.2024, 20:11:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei que regulamenta a produção e o uso de bioinsumos no Brasil. O PL foi aprovado de forma simbólica (sem a contagem de votos no painel) e segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Municípios da região têm quase 30 mil motoristas com a CNH vencida

continua após publicidade

Senadores mantiveram o texto aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada para agilizar a sanção porque, sem a nova regra, a produção realizada nas fazendas pode se tornar ilegal a partir de 2025, segundo a bancada ruralista.

O projeto de lei estabelece como bioinsumos os produtos, processos ou tecnologias de origem animal, vegetal ou microbiana usados para combater pragas ou melhorar a produtividade.

Esses produtos atuam no crescimento e no desenvolvimento da planta e melhoram a fertilidade do solo ou inibem pragas —em alternativa, por exemplo, aos agrotóxicos.

continua após publicidade

O acordo para votação do projeto foi construído pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura. A bancada ruralista argumenta que um veto do presidente Lula na lei do autocontrole sanitário pode tornar ilegal a chamada produção “on farm” (dentro das propriedades rurais) a partir de janeiro.

“É uma lei importantíssima para, principalmente, pequenos produtores, agricultores da agricultura familiar, que fazem agricultura orgânica, e os grandes agricultores que usam hoje o bioinsumo, que é de suma importância para a agricultura sustentável”, disse.

Durante a tramitação do texto na Câmara, o relator, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), apontou que 55% das lavouras de soja usam bioinsumos. O percentual fica em 27% na cultura de milho, e de 12% na de cana-de-açúcar.

continua após publicidade

“Com a medida, os custos podem ser reduzidos em até dez vezes em relação aos atuais, impactando também o valor dos alimentos para o consumidor, com mais qualidade e aumento da rentabilidade para os pequenos”, disse a bancada ruralista em nota, na semana passada.

O líder do governo no Senado e relator do projeto, Jaques Wagner (PT-BA), elogiou Cristina e Souza pelo acordo. Wagner apresentou apenas duas emendas de redação para que o projeto não fosse devolvido à Câmara e se comprometeu com a sanção sem vetos.

Por, assessoria de imprensa

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Senado aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!