MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Segurança nacional não pode ser volta ao passado'

A recusa a rezar uma missa pelo Sete de Setembro - "por vários motivos, entre os quais a não efetiva independência do povo", como escreveu o padre italiano Vito Miracapillo - gerou o processo que levou à expulsão do sacerdote do Brasil em 1980. Aos 33 ano

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.04.2021, 13:00:00 Editado em 21.04.2021, 13:08:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A recusa a rezar uma missa pelo Sete de Setembro - "por vários motivos, entre os quais a não efetiva independência do povo", como escreveu o padre italiano Vito Miracapillo - gerou o processo que levou à expulsão do sacerdote do Brasil em 1980. Aos 33 anos, o religioso, que era vigário em Ribeirão (PE), foi considerado nocivo à segurança nacional, condição que possibilitou seu enquadramento no Estatuto dos Estrangeiros e acelerou o cumprimento da ordem do presidente João Figueiredo, o último da ditadura.

continua após publicidade

Quarenta e um anos depois, vivendo na Itália, d. Vito se mostra preocupado com "excessos" no uso da Lei de Segurança Nacional, ainda em vigor no País. "Espero que a segurança nacional não represente uma volta ao passado", disse ele ao Estadão.

Qual é a lembrança mais forte que o senhor guarda do seu processo de expulsão do Brasil?

continua após publicidade

(Lembro) a invasão, na igreja de Ribeirão, em 2 de outubro de 1980, por 30 fornecedores de cana armados, com ameaças contra mim, a agressão contra padres, jornalistas e pessoal da paróquia... (Lembro) a despedida do povo contrariado pela decisão do governo, quando fui levado preso, invadindo a pista do Aeroporto dos Guararapes, gritando: "padre Vito, o Brasil é teu!", "o Brasil está contigo!"

Como a Lei de Segurança Nacional foi usada contra o senhor?

Fui interrogado pela Polícia Federal na sede regional do Recife, em 25 de setembro de 1980, depois de denúncia feita contra mim pelo deputado Severino Cavalcanti na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O pretexto foi a minha recusa a celebrar duas missas impostas pelo prefeito da cidade por ocasião da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, e no dia 11, emancipação do município, com a motivação que dei - "a não efetiva independência do povo, reduzido à condição de pedinte e desamparado em seus direitos".

continua após publicidade

Como foi o comportamento das autoridades daquele tempo em relação ao senhor?

Estava sendo visado, mas havia respeito recíproco, estando a maioria do povo ao meu lado. Nos meses de processo, não houve por parte da polícia qualquer forma de violência física. A violência foi do processo em si, como teste de aplicação do novo Estatuto dos Estrangeiros contra a Igreja e os refugiados políticos.

O senhor chegou a ser preso, sofreu algum tipo de ameaça?

continua após publicidade

Não fiquei preso em cadeia, nem algemado. Fui privado de documentos, de dar entrevistas, de sair da cidade ou do endereço em mãos da polícia.

O senhor recorreu ao STF, mas não funcionou. Por quê?

continua após publicidade

Foram quatro advogados que pediram "habeas corpus" em meu favor e apelaram ao STF. Mas ninguém se iludia, pois não havia, como denunciou a OAB, separação de fato entre Judiciário e Executivo.

Como o senhor encara a volta do uso, pelo atual governo, da Lei de Segurança Nacional, contra críticos das autoridades?

Não estou a par de novidades quanto à Lei de Segurança Nacional, até porque no ano passado não fui ao Brasil por causa da pandemia. Espero que a segurança nacional não represente uma volta ao passado e seja interpretada como segurança do povo, para viver com dignidade e responsabilidade, tendo seus direitos respeitados na justiça, na paz, no acesso ao trabalho, junto a sempre melhores oportunidades.

continua após publicidade

Como o senhor compara o seu processo aos que são sofridos pelos brasileiros hoje?

Espero, pois não conheço a situação atual, que não existam e não se chegue ao que já foi. Seria triste para a imagem do Brasil no exterior e para o povo, que não merece e não precisa disso.

O senhor ora pelo Brasil?

Todo dia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Segurança nacional não pode ser volta ao passado'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!