MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Sarrubbo em posse no MPSP: 'O Brasil vive um momento de risco para a democracia'

Reconduzido ao cargo no mês passado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), após ter sido eleito por seus pares, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, tomou posse nesta sexta-feira, 27, para mais um biênio como chefe do Ministéri

Rayssa Motta e Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayssa Motta e Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 27.05.2022, 21:54:00 Editado em 27.05.2022, 21:59:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Reconduzido ao cargo no mês passado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), após ter sido eleito por seus pares, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, tomou posse nesta sexta-feira, 27, para mais um biênio como chefe do Ministério Público do Estado e manifestou preocupação com a democracia do País.

continua após publicidade

"O Brasil vive um momento, na minha visão, de risco para a democracia, daí a importância das instituições ficarem fortalecidas, como Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo. A democracia depende disso", afirmou em conversa com jornalistas antes da cerimônia de posse no Teatro Municipal de São Paulo.

Sarrubbo afirmou ainda que o Brasil atravessa um momento "muito difícil" e que as críticas "exacerbadas" ao Poder Judiciário "afetam a democracia".

continua após publicidade

"A própria Constituição Federal determina que os Poderes devem trabalhar em harmonia", emendou.

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro (PL), o procurador-geral de São Paulo também criticou "aqueles que querem estabelecer padrões autocráticos de mando".

"O culto às armas, a agressão às minorias, o negacionismo científico, a campanha contra as vacinas, contra as urnas eletrônicas e, em especial, contra o Poder Judiciário, em uma retórica absurdamente populista, vem tirando do eixo a nossa democracia", disparou.

continua após publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de sucessivas investidas de Bolsonaro, esteve na solenidade de posse e disse que, enquanto o Ministério Público estiver "fortalecido", "a democracia no Brasil vai andar nos trilhos".

"A democracia tem no Ministério Público um de seus maiores defensores", afirmou o ministro.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo disse que o principal compromisso nos próximos dois anos é aproximar a instituição da sociedade civil. O objetivo da gestão, segundo Sarrubbo, é transformar o MP em um órgão "indutor das melhores políticas sociais".

continua após publicidade

"A gente quer conversar com os prefeitos, com a sociedade civil, com as organizações sociais, com a universidade, com os movimentos sociais para entendermos quais são as demandas prioritárias e a partir daí oferecer um plano geral de atuação mais estratégico e resolutivo. A gente precisa trazer resultado para a sociedade", resumiu.

Com carreira na área criminal, o procurador-geral de Justiça São Paulo também defendeu um olhar mais amplo para a criminalidade no Estado.

continua após publicidade

"Se temos um problema de criminalidade, essa criminalidade tem um fundo social, ela não está dissociada dos demais problemas de saúde, de educação, de habitação e urbanismo e de meio ambiente. O nosso problema social é complexo. Há uma interdisciplinaridade nesses problemas e eles precisam ser tratados dessa forma", disse.

Questionado sobre a ação movida no STF contra a decisão que autorizou os membros do Ministério do Público a entrarem de licença para disputar as eleições, sem perder os cargos e salários, ele voltou a dizer que é uma "questão de cidadania" dos promotores e procuradores.

"Nós fizemos um movimento muito claro no sentido de trazer cidadania plena aos membros da instituição. É uma questão de cidadania e de entendimento jurídico. Quem discorda, procura o Judiciário. É absolutamente natural. Não há nenhuma problema. Esperamos que a decisão seja a nosso favor", comentou.

Sarrubbo disse ainda que há "indícios muito fortes de abuso" na abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que terminou com a morte de Genivaldo dos Santos em uma viatura em Sergipe.

"Nossa expectativa é que o Poder Judiciário, o Ministério Público e os nossos colegas lá em Sergipe consigam fazer Justiça nesse caso que, em princípio, noticia potencial abuso dos policiais", defendeu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Sarrubbo em posse no MPSP: 'O Brasil vive um momento de risco para a democracia'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!