MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Saiba quem é o delegado que comanda a Interpol, que incluiu Zambelli em lista de procurados

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi eleito secretário-geral da Interpol, em novembro do ano passado, em Glasgow (Escócia). Urquiza se tornou o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar o cargo nos 100 anos da

Rayanderson Guerra (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayanderson Guerra (via Agência Estado)
Publicado em 06.06.2025, 11:43:00 Editado em 06.06.2025, 11:49:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi eleito secretário-geral da Interpol, em novembro do ano passado, em Glasgow (Escócia). Urquiza se tornou o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar o cargo nos 100 anos da Interpol.

continua após publicidade

O secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Antes, Urquiza era diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021-2024. O Brasil lançou a candidatura de Urquiza para o posto em setembro de 2023.

Na quinta-feira, 5, o nome da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. O alerta para foragido internacionais será espelhado em breve no site oficial da organização das polícias. A partir de agora, ela pode ser presa fora do Brasil.

continua após publicidade

Zambelli entrou para a relação de procurados por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão preventiva da deputada e mandou a Polícia Federal descobrir sua localização e viabilizar o pedido de extradição.

Urquiza foi chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e diretor-assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol, em Lyon, França. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.

continua após publicidade

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça afirmaram que a eleição de Urquiza "reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial"

De acordo com as entidades, a nomeação representa "o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Saiba quem é o delegado que comanda a Interpol, que incluiu Zambelli em lista de procurados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!