MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Republicanos oficializa apoio a Nunes com discurso de Tarcísio em defesa do prefeito

O partido Republicanos oficializou o apoio à reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) durante convenção realizada nesta quinta-feira, 1º, no Memorial da América Latina. A presença da legenda na coligação do emedebista já era considera

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 01.08.2024, 22:45:00 Editado em 01.08.2024, 22:50:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O partido Republicanos oficializou o apoio à reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) durante convenção realizada nesta quinta-feira, 1º, no Memorial da América Latina. A presença da legenda na coligação do emedebista já era considerada certa, tendo em vista a atuação de Tarcísio de Freitas (Republicanos) como articulador político na formação da chapa do prefeito e os diversos acenos feitos ao chefe do Executivo paulistano - ele afirmou, no último sábado, 27, que transferiu seu título eleitoral de São José dos Campos para a capital paulista para "votar no Nunes."

continua após publicidade

"Ter eleição vitoriosa é saber onde vamos encabeçar e onde vamos compor", disse Tarcísio sobre o apoio de seu partido à candidatura do atual prefeito em seu discurso. "Sabe porque você vai ganhar, Ricardo? Porque o bem sempre vence", afirmou. O governador continuou, ressaltando que Nunes é alvo de injustiças e ataques, mas que isso "não vai prosperar porque temos uma pessoa bem intencionada". Tarcísio não fez menção sobre o que falava.

Nesta quarta-feira, 31, a Polícia Federal indiciou 117 investigados da Máfia das Creches e pediu à Justiça Federal autorização para abrir um inquérito específico sobre a relação do prefeito Ricardo Nunes com uma empresa noteira (que emite notas fiscais frias). O envolvimento de Nunes teria ocorrido quando exercia o mandato de vereador paulistano, em 2018. Em nota, a assessoria de Nunes declarou que "o prefeito prestou todos os esclarecimentos no processo e, reitera-se, não resultou em qualquer acusação. Foram serviços prestados sem quaisquer irregularidades."

continua após publicidade

Nunes voltou a alfinetar seu adversário Guilherme Boulos (PSOL) durante fala na convenção do Republicanos. Mais uma vez, sem citar o psolista nominalmente, o prefeito de São Paulo disse que "como nunca invadi nada de ninguém, eu respeito as leis, a gente deu esse salto tão positivo" no comando da cidade. Com discurso em tom de campanha, o prefeito chamou Tarcísio de "meu irmão" e reforçou que a parceria entre Estado e município possibilitou a realização de programas de governo do emedebista.

Além de Nunes e Tarcísio, estavam presentes também o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, o presidente do partido na cidade de São Paulo, André Santos, o presidente estadual da sigla, Roberto Carneiro, a senadora Damares Alves (Republicanos) e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

Rossi, em discurso rápido e direcionado à Marcos Pereira, reforçou que "a parceria com o Republicanos foi fundamental para que o Ricardo (Nunes) pudesse chegar hoje e liderar todas as pesquisas de opinião" para estas eleições municipais. Em outra fala, Carneiro revelou que nos últimos dias foram "tentados a mudar (de aliança), mas o presidente (do Republicanos) disse que deu a palavra à Nunes e não tinha volta", concluiu o presidente estadual da sigla.

continua após publicidade

No começo do ano, Tarcísio já havia anunciado o apoio à candidatura de Nunes. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa, em 16 de janeiro, depois de um evento do governo estadual para anunciar subsídio para compra de casas. Perguntado se o eleitor poderia entender que ele estaria ao lado de Nunes, o governador respondeu que "o eleitor pode entender, sim."

Tarcísio e seu grupo político, de acordo com a avaliação de aliados do governador, estão engajados em impedir que Boulos, adversário de Nunes e que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), saia vitorioso no pleito deste ano.

O governador do Estado vem desempenhando um papel importante no entorno da campanha do atual prefeito. Ele é um dos principais aliados de Nunes em sua tentativa de reeleição, e vem desempenhando papel de destaque em seu entorno. Foi o próprio Tarcísio, inclusive, quem anunciou o coronel Mello Araújo como vice na chapa do prefeito. O nome do coronel foi indicado pelo ex-presidente Bolsonaro, que também está apoiando o emedebista.

continua após publicidade

A decisão de Bolsonaro de apoiar Nunes ocorreu depois de o atual prefeito, em entrevista, cobrar publicamente uma decisão do ex-presidente. Na gravação, publicada em dezembro do ano passado, Nunes disse que o ex-presidente sabe da responsabilidade que tem na união contra o que chamou de "extrema-esquerda".

Na última pesquisa Genial/Quaest, divulgada na semana passada, Nunes lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo com 20% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo apresentador José Luiz Datena (PSDB) e por Boulos, que possuem 19% cada. Os três estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro do levantamento, que é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos.

continua após publicidade

A Quaest fez entrevistas presenciais com 1.002 paulistanos entre os dias 25 e 28 de julho. O índice de confiabilidade é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06142/2024.

Tarcísio diz que mudou domicílio eleitoral para votar no Nunes em São Paulo

No último sábado, 27, o governador de São Paulo afirmou que transferiu seu título de eleitor de São José dos Campos para a capital paulista. A transferência, segundo ele, foi feita para "votar no Ricardo Nunes" em outubro. O domicílio eleitoral de Tarcísio já foi alvo de polêmicas. Nascido no Rio de Janeiro e com longo percurso em Brasília, o então ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL) nunca tinha vivido no estado de São Paulo quando foi convencido a disputar o governo do estado.

Para poder concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, ele transferiu seu título e declarou endereço em São José dos Campos, onde afirmava ter familiares na cidade. Apesar de questionamentos judiciais sobre o domicílio eleitoral do ex-ministro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) deferiu o pedido de registro de candidatura.

Bolsonaro confirma presença em convenção do MDB para oficializar a chapa de Nunes

Jair Bolsonaro confirmou presença na convenção partidária do MDB que irá oficializar a chapa de Nunes com o pré-candidato ao cargo de vice, o coronel Ricardo Mello Araújo (PL). O evento está marcado para às 10h do dia 3 de agosto, no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Segundo a legenda, também estarão presentes os presidentes, lideranças locais e nacionais, além de seguidores do partido e os pré-candidatos a vereador de siglas que apoiam a reeleição do emedebista. "Será o momento de mostrar a amplitude da coalizão política em torno da reeleição do prefeito Ricardo Nunes e a força popular que o sustenta" disse o presidente do diretório municipal do MDB de São Paulo, Enrico Misasi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Republicanos oficializa apoio a Nunes com discurso de Tarcísio em defesa do prefeito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!