MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Randolfe: Aumentar número de deputados em comissão de MP causaria desequilíbrio entre as Casas

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta terça-feira, 28, que aumentar o número de deputados em relação ao de senadores nas comissões mistas de análise de medidas provisórias (MPs), como proposto pela Câmara, ca

Iander Porcella (via Agência Estado)

·
Escrito por Iander Porcella (via Agência Estado)
Publicado em 28.03.2023, 15:48:00 Editado em 28.03.2023, 15:55:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta terça-feira, 28, que aumentar o número de deputados em relação ao de senadores nas comissões mistas de análise de medidas provisórias (MPs), como proposto pela Câmara, causaria desequilíbrio entre as duas Casas. A declaração ocorreu após uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O Broadcast Político mostrou mais cedo que os senadores resistiam em aceitar os termos da Câmara.

continua após publicidade

"Na proposta de proporcionalidade, há um impedimento regimental. Não é só a Constituição. O Regimento Comum proclama que a regra é a paridade. A exceção ocorre só no caso da Comissão Mista de Orçamento. Por essa razão, já há uma dificuldade maior em avançar em relação a essa questão. No entender dos líderes do Senado, isso desequilibraria o bicameralismo", disse Randolfe a jornalistas.

A Câmara propôs uma proporcionalidade de um senador para cada três deputados nas comissões mistas de MPs. Com o fim da paridade de membros na composição dos colegiados, a votação das medidas seria feita de forma separada - primeiro em uma Casa e depois em outra. Além disso, Lira quer estabelecer prazos para a análise das MPs nas comissões.

continua após publicidade

"Na proposta apresentada pelo presidente Arthur Lira, há uma admissibilidade da possibilidade do prazo das MPs ficarem na comissão mista, depois seguirem para a Câmara, depois para o Senado", disse Randolfe.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Randolfe: Aumentar número de deputados em comissão de MP causaria desequilíbrio entre as Casas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!