MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Queremos agenda com Lira sem desmantelar saúde e educação, diz governador do PI

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que a prioridade da agenda com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), será discutir uma pauta de combate à covid-19 e recuperação econômica sem "desmantelar a saúde e a educação". O recado é uma c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.02.2021, 15:46:00 Editado em 27.02.2021, 15:52:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que a prioridade da agenda com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), será discutir uma pauta de combate à covid-19 e recuperação econômica sem "desmantelar a saúde e a educação". O recado é uma crítica à desvinculação de gastos no orçamento público, defendida por Lira mais cedo.

continua após publicidade

A reunião com governadores foi anunciada pelo presidente da Câmara neste sábado, 27. Ele vai chamar todos os governadores para discutir a formulação do Orçamento Geral da União, cuja votação está programada para ocorrer no Congresso no dia 24 de março. Na sequência, defendeu a "desvinculação total do orçamento" e garantiu que deputados e senadores não deixariam setores essenciais sem recursos.

"Queremos priorizar primeiro essa área, o apoio para a saúde, para garantir atendimento em nossas redes de novos leitos hospitalares e recursos para vacinas, para uma vacinação mais célere. Também essa pauta social, o auxílio emergencial sem essa condicionante de desmantelar o setor de saúde e educação", afirmou Dias em vídeo distribuído após o anúncio de Lira.

continua após publicidade

O fim dos gastos mínimos com saúde e educação na União, Estados e municípios foi incluído na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial no Senado, formulada para destravar uma nova rodada do auxílio emergencial. A medida, porém, foi rejeitada por senadores e deve sair da PEC para viabilizar a votação do texto, na próxima quarta-feira, 3.

O argumento de quem defende a desvinculação é permitir que o poder público possa priorizar recursos conforme as necessidades. Para críticos, porém, a retirada dos carimbos diminuiria os investimentos nessas áreas.

Wellington Dias classificou a reunião com o presidente da Câmara como muito importante para, além de viabilizar a pauta emergencial, também elaborar um plano de investimentos para recuperação econômica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Queremos agenda com Lira sem desmantelar saúde e educação, diz governador do PI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!