MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Promotores sobre assassinato de petista: 'Salta aos olhos a motivação política'

Em uma peça de quatro páginas, os promotores Luis Marcelo Mafra Bernardes da Silva e Tiago Lisboa Mendonça denunciaram nesta quarta-feira, 20, o bolsonarista Jorge Guaranho pelo assassinato a tiros do tesoureiro do PT Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, no

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 20.07.2022, 18:52:00 Editado em 20.07.2022, 18:58:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em uma peça de quatro páginas, os promotores Luis Marcelo Mafra Bernardes da Silva e Tiago Lisboa Mendonça denunciaram nesta quarta-feira, 20, o bolsonarista Jorge Guaranho pelo assassinato a tiros do tesoureiro do PT Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, no último dia 9.

continua após publicidade

Junto da acusação, que imputou ao agente penitenciário homicídio duplamente qualificado - por motivo fútil (preferências político-partidárias antagônicas) e situação de perigo comum - o Ministério Público do Paraná apresentou à Justiça uma documento em que diz que 'salta aos olhos a motivação política' do crime.

Na cota - peça em que o MP faz observações sobre o caso - a Promotoria diz 'resguardar a prerrogativa de eventualmente, apresentar aditamento à denúncia que ora oferece, seja para incluir novos elementos, para fazer constar outras circunstâncias juridicamente relevantes, ou, ainda, para incluir terceira(s) pessoa(s) em seu polo passivo, na qualidade de coautor ou partícipe'. Isso porque ainda estão pendentes de conclusão cinco laudos periciais sobre o caso.

continua após publicidade

O documento ainda descreve porque não foi imputada, no caso, a prática de crimes resultantes de preconceito, contra a segurança nacional e contra o Estado Democrático de Direito.

Com relação a essas duas últimas tipificações, os promotores explicam que para a caracterização do chamado crime político, 'além da adequação típica e móvel político, imprescindível a lesão ao bem jurídico especificamente tutelado, que é o Estado como ente político'.

"Ainda que salte aos olhos a motivação política externada pelo agressor Jorge José da Rocha Guaranho, em razão de divergência no campo ideológico, o bem jurídico atingido com sua conduta não foi o Estado como ente político, mas sim a vida humana (homicídio consumado duplamente qualificado)", ressaltam.

continua após publicidade

Já com relação à impossibilidade de enquadramento do caso como crime resultante de preconceito, a Promotoria indica que não há 'expressa previsão legal' e ressalta que não há como fazer uma analogia do termo '"grupo étnico" (citado na legislação) para tutela de agrupamentos políticos'.

No entanto, os promotores ressaltam que eventual motivação político-partidária deve ser repreendida 'mediante valoração negativa das circunstâncias judiciais'. "A repreensão, sob a ótica do direito penal, de condutas que violem, v.g., a honra, a integridade física ou a vida, por motivos políticos, deve encontrar lugar, à míngua de tipicidade específica, na valoração negativa das circunstâncias judiciais (art. 59 do Código Penal), como é o caso dos motivos do crime, na incidência de agravantes ou mesmo qualificadoras - a exemplo do motivo torpe ou fútil no delito de homicídio - quando existente previsão em lei", ressaltam.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Promotores sobre assassinato de petista: 'Salta aos olhos a motivação política'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!