MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Projeto quer autorizar compra de produto sem preço à mostra pelo valor de outro item próximo

As comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara analisam a proposta que permite que o consumidor compre um produto pelo valor de outro quando seu preço não estiver exposto. O texto do projeto de lei diz que "a boa

Julia Camim (via Agência Estado)

·
Escrito por Julia Camim (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2024, 18:38:00 Editado em 01.03.2024, 18:43:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara analisam a proposta que permite que o consumidor compre um produto pelo valor de outro quando seu preço não estiver exposto. O texto do projeto de lei diz que "a boa-fé e a transparência são pilares essenciais nas relações de consumo".

continua após publicidade

O projeto de lei nº 5762/2023, de autoria do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), propõe alterações à Lei nº 10.962/2024, que regulamenta a exibição de produtos e serviços para o consumidor. Segundo o texto, por mais que a lei estabeleça que os preços sejam fixados nos bens à venda de forma legível, não há norma específica para os casos em que o valor do produto esteja ausente.

O autor da proposta argumenta que essa lacuna possibilita a "prática deliberada de ocultar os preços dos produtos mais baratos como forma de induzir o consumidor a levar produtos mais caros". E em caso de divergência entre o valor exibido e o sistema de cobrança, a legislação impõe que prevaleça o menor deles. Sem a possibilidade de o consumidor checar o valor, não há como garantir esse direito, justifica.

continua após publicidade

O texto em discussão tem o objetivo de coibir tais condutas e garantir ao consumidor o direito previsto no Código de Defesa do Consumidor, que assegura informação clara sobre os produtos, como quantidade, características e preço.

De acordo com a proposta, na falta do valor de um item específico, o comprador pode adquiri-lo pelo mesmo preço de um outro produto que esteja próximo, caso isso lhe seja benéfico.

O projeto é analisado em caráter conclusivo pelas comissões, ou seja, não precisa passar pelo plenário da Casa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto quer autorizar compra de produto sem preço à mostra pelo valor de outro item próximo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!