MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Projeto prevê que carteira funcional de policiais legislativos estaduais valha em todo o País

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados a proposta que tem como objetivo permitir que as carteiras de policiais legislativos estaduais sejam utilizadas como prova de identidade, válida em todo o território naci

Julia Camim (via Agência Estado)

·
Escrito por Julia Camim (via Agência Estado)
Publicado em 21.03.2024, 09:18:00 Editado em 21.03.2024, 09:23:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados a proposta que tem como objetivo permitir que as carteiras de policiais legislativos estaduais sejam utilizadas como prova de identidade, válida em todo o território nacional. Atualmente, pela Lei 14.070/2020, apenas os agentes federais da Polícia Legislativa, ou seja, da Câmara e do Senado, têm esse benefício.

continua após publicidade

O Projeto de Lei da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), PL 645/2024, busca estabelecer que todos os agentes, incluindo os que atuam em assembleias legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais, tenham tratamento idêntico.

Para a autora, "não há motivo apto a justificar que o ordenamento jurídico vigente" ofereça tratamentos diferenciados em relação aos documentos de identificação dos profissionais e sua emissão.

continua após publicidade

Em todo caso, a proposta mantém a determinação de devolução do documento à respectiva Casa legislativa quando houver suspensão ou demissão do cargo. Da mesma forma, para todos os policiais legislativos estão previstas sanções caso seja comprovado uso indevido da carteira.

O projeto aguarda a designação do relator na comissão para ser analisado e votado pelos deputados. Se aprovado, ainda precisará passar pelo Senado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto prevê que carteira funcional de policiais legislativos estaduais valha em todo o País"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!