MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Professores da PF participam de curso para treinar policiais no combate ao racismo

Quarenta e cinco profissionais que atuam na Academia Nacional da Polícia Federal (PF) vão participar de um curso de formação para "Polícia Antirracista". O treinamento começou nesta segunda-feira, 6, e vai até dia 10. O objetivo é "capacitar policiais fed

Jean Araújo (via Agência Estado)

·
Escrito por Jean Araújo (via Agência Estado)
Publicado em 06.05.2024, 21:15:00 Editado em 06.05.2024, 21:20:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quarenta e cinco profissionais que atuam na Academia Nacional da Polícia Federal (PF) vão participar de um curso de formação para "Polícia Antirracista". O treinamento começou nesta segunda-feira, 6, e vai até dia 10. O objetivo é "capacitar policiais federais para atuarem como multiplicadores na temática do combate ao racismo, preconceito e discriminação na instituição", segundo o governo.

continua após publicidade

O curso ocorre de maneira presencial na Academia Nacional de Polícia de Brasília. Com duração de 40 horas, os participantes realizaram a inscrição de maneira voluntária. Segundo a PF, as aulas serão ministradas por professores de universidades federais e servidores da segurança pública (Polícia Federal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros). Nomes do corpo docente não foram divulgados.

Outros cursos sobre o tema

continua após publicidade

No último dia da Consciência Negra, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou o curso "Formação de Multiplicadores - Polícia Antirracista". A edição contou com 37 alunos, das Polícias Civil e Militar de todo o Brasil.

Inserido no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), o curso tinha como prioridade combater o racismo estrutural. Para isso, o planejamento das aulas abordava a naturalização do racismo na cultura nacional, a violência e a discriminação racial.

De acordo com a organização, um dos objetivos é ensinar aos agentes da lei a atuação e como "enfrentar o fenômeno da criminalidade e violência em contextos de vulnerabilidade social com destaque para os grupos étnico-raciais".

O tenente Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária em Alagoas, foi um dos participantes da edição. Em entrevista ao governo do Estado, o profissional afirmou que o curso teve como alvo sensibilizar os profissionais para atuarem com foco em "técnicas operacionais pautadas no respeito aos direitos humanos".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Professores da PF participam de curso para treinar policiais no combate ao racismo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!