MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Presidente do TSE diz que desinformação é 'vírus' a se evitar nas eleições

Na véspera do início da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pediu aos 148 milhões eleitores brasileiros cuidados para evitar a contaminação por covid-19 e disse que existe um "outro vírus que ronda

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2020, 21:52:00 Editado em 26.09.2020, 22:00:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na véspera do início da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pediu aos 148 milhões eleitores brasileiros cuidados para evitar a contaminação por covid-19 e disse que existe um "outro vírus que ronda as eleições". "Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação", disse Barroso, em pronunciamento transmitido na rede nacional de televisão e rádio na noite deste sábado, 26.

continua após publicidade

Segundo Barroso, o "vírus" das fake news é "capaz de comprometer, não a saúde pública, mas a própria democracia". "Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Pense nisso. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você. O mal faz mal mesmo é a quem o pratica", disse o ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do TSE reforçou a importância dos cuidados com a saúde nos dias de votação - 15 de novembro, em todo o País, e 29 de novembro nas cidades em que houver segundo turno. "Sempre que possível lave as mãos ou utilize álcool gel após ter contato com alguém ou com algum objeto", disse.

continua após publicidade

"A principal forma de transmissão da doença ocorre quando uma pessoa fala ou respira próxima da outra. Por essa razão, as recomendações mais importantes são: evitar aglomerações, manter distância mínima de um metro das outras pessoas e sempre utilizar máscara", acrescentou.

Barroso também defendeu evitar a distribuição de material impresso e recomendou que as reuniões sejam feitas em lugares abertos.

Em tempos de polarização, o ministro disse que é necessário fazer uma campanha com debate público de qualidade, mas sem deixar de lado o respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias. "Mesmo que diferentes das nossas."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do TSE diz que desinformação é 'vírus' a se evitar nas eleições"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!