MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Presidente do Conselho de Ética da Câmara diz que tapa dado por petista é 'grave'

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), classificou como "grave" o tapa dado nessa quarta-feira, 20, pelo deputado Washington Quaquá (PT-RJ) em Messias Donato (Republicanos-ES).A agressão ocorreu durante a ses

Tácio Lorran (via Agência Estado)

·
Escrito por Tácio Lorran (via Agência Estado)
Publicado em 21.12.2023, 18:38:00 Editado em 21.12.2023, 18:44:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), classificou como "grave" o tapa dado nessa quarta-feira, 20, pelo deputado Washington Quaquá (PT-RJ) em Messias Donato (Republicanos-ES).

continua após publicidade

A agressão ocorreu durante a sessão de promulgação da reforma tributária, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em meio ao bate-boca, Quaquá gravava um vídeo quando chamou Nilokas Ferreira (PL-MG) de "viadinho", um termo considerado homofóbico, e em seguida esbofeteou Donato.

O petista alegou ter revidado uma agressão. Parlamentares bolsonaristas gritavam "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão". "Esse deputado segurou minha mão e me empurrou. Tomou um tapa na cara", afirmou Quaquá.

continua após publicidade

Apesar de classificar o fato como "grave", o presidente do Conselho de Ética da Câmara ponderou, no entanto, que ainda não chegou nenhuma representação sobre o assunto. "O Conselho só age sobre provocação", acrescentou Leur em mensagem ao Estadão.

Donato afirmou que registrará boletim de ocorrência sobre o incidente. A equipe do parlamentar também prepara uma representação ao Conselho de Ética. A ideia é que o Republicanos protocole o documento já nesta quinta-feira, 21, segundo a assessoria de Donato.

Ao discursar na tribuna do plenário da Câmara após as agressões, Donato chorou e disse ter se sentido muito humilhado. "Eu confesso que eu tenho medo, além das agressões físicas que foi um tapa no meu rosto, além das agressões psicológicas. Estou muito abalado psicologicamente", relatou.

continua após publicidade

Em nota, Quaquá afirmou que Donato proferia ofensas contra o presidente Lula e, por isso, decidiu iniciar uma gravação. "Foi quando fui empurrado e tive o braço segurado para evitar a filmagem. Nunca utilizo a violência como método, mas não tolero agressões verbais ou físicas da ultra direita e sempre reagirei para me defender. Bateu, levou", escreveu.

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), disse também que o partido irá processar cada deputado que xingou e agrediu Lula.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do Conselho de Ética da Câmara diz que tapa dado por petista é 'grave'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!