MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Precisamos repassar cada vez mais aos Estados para combater crime', diz Caiado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu que a União aumente o repasse de recursos para os Estados atuarem em funções da União, como o combate à lavagem de dinheiro, à comercialização de armas e às drogas. Ele disse que em cinco anos

Lavínia Kaucz, Eduardo Laguna e Bruna Camargo (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz, Eduardo Laguna e Bruna Camargo (via Agência Estado)
Publicado em 31.08.2024, 12:49:00 Editado em 31.08.2024, 12:56:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu que a União aumente o repasse de recursos para os Estados atuarem em funções da União, como o combate à lavagem de dinheiro, à comercialização de armas e às drogas. Ele disse que em cinco anos gastou R$ 17 bilhões com a segurança pública, mas recebeu apenas R$ 170 milhões.

continua após publicidade

"Nós precisamos cada vez mais repassar aos Estados condições para que eles cumpram aquilo que é função da União: lavagem de dinheiro, comercialização de armas e também drogas. No entanto, o repasse da União no meu Estado foi 1% do que eu gastei", afirmou neste sábado, 31, em painel realizado na Expert, evento da XP Investimentos em São Paulo.

O governador defendeu, como uma política de segurança pública, que o Brasil tome medidas para sensibilizar os países que mais produzem coca. "Apenas três países do mundo produzem folha da coca, o Peru, a Colômbia e a Bolívia. O Brasil, sendo um país continental, deveria propor uma ação mundial para que nós pudéssemos ofertar à Bolivia, à Colômbia e ao Peru, uma alternativa para que eles não fornecessem esse volume de coca para o mundo", disse.

continua após publicidade

Os dois pontos foram apresentados pelo governador após ele dizer que "estamos em um momento em que o governo está discutindo o Sistema Único de Segurança Pública (Susp)". No entanto, ele não comentou o mérito da proposta. O Susp faz parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, em discussão no Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deve criar diretrizes federais para a área. Hoje, a segurança pública é tratada principalmente pelos Estados. A proposta ainda será enviada para o Congresso.

Segurança em Goiás

Ainda em sua fala sobre segurança, Caiado também afirmou que nenhum policial de Goiás vai utilizar câmera. O governador disse que os policiais não vão criar provas contra si mesmos, segundo ele os agentes "respondem pelos seus atos".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Precisamos repassar cada vez mais aos Estados para combater crime', diz Caiado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!