MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Pré-candidatos do Novo são alvo de protesto na Unicamp e palestra é cancelada

O vereador e pré-candidato a deputado federal Fernando Holiday e os pré-candidatos a deputado estadual Leonardo Siqueira e Lucas Pavanato, do partido Novo, foram alvo de protesto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nesta quarta-feira, 29.Eles f

Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2022, 15:00:00 Editado em 30.06.2022, 15:08:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vereador e pré-candidato a deputado federal Fernando Holiday e os pré-candidatos a deputado estadual Leonardo Siqueira e Lucas Pavanato, do partido Novo, foram alvo de protesto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nesta quarta-feira, 29.

continua após publicidade

Eles fariam uma palestra sobre cotas raciais e financiamento nas universidades públicas, mas um grupo de manifestantes ocupou o espaço. O evento era organizado pela União Juventude e Liberdade (UJL), que se define como "movimento estudantil liberal". Em coro, estudantes gritavam "recua, fascista, recua, a Unicamp nunca vai ser sua". O Diretório Central dos Estudantes da universidade afirmou, em nota, que o discurso de Holiday é "reacionário" e que o vereador defende uma "universidade para poucos".

"No ano em que a lei de cotas será revisada e de vários ataques é preciso que façamos da universidade um território de organização para a derrota da extrema-direita", afirma a nota. Fernando Holiday (Novo), que é negro, é contrário às políticas afirmativas raciais no ensino superior porque, segundo ele, "menosprezam os afrodescendentes".

continua após publicidade

Ao comentar o episódio nesta quinta-feira, 30, no Twitter, o vereador disse que manifestantes estariam "dando tapas e tentando roubar seu celular". Nas imagens, é possível ver um pequeno grupo com bandeiras vermelhas e uma tentativa de encobrir o vídeo que era gravado pelo parlamentar. A UJL afirmou que houve tentativa de agressão física e que foi necessário "fazer uma barreira" para defender os convidados do evento.

O pré-candidato do Novo à Presidência, Luiz Felipe d'Avila, também se manifestou na rede social e associou os manifestantes ao ditador italiano Benito Mussolini. Muitas das respostas questionaram os termos usados pelos integrantes do Novo para se referir a manifestações de esquerda.

Procurada pela reportagem, a Unicamp afirmou, em nota, que é "historicamente um espaço dedicado ao debate de ideias, onde divergências sempre estiveram subordinadas ao respeito às diferenças, inclusive no campo ideológico". "Nesse contexto, a Universidade condena quaisquer atos que, em detrimento do debate democrático, resultem em manifestações de violência."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Pré-candidatos do Novo são alvo de protesto na Unicamp e palestra é cancelada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!