MAIS LIDAS
VER TODOS

ASSISTA A DISCUSSÃO

PR: Deputado diz que "nunca houve ditadura" e gera discussão

Na sessão plenária desta segunda (25), os parlamentares Ricardo Arruda (União) e Tadeu Veneri (PT) precisaram ser contidos por outros deputados

Da Redação

·
PR: Deputado diz que "nunca houve ditadura" e gera discussão
Icone Camera Foto por Reprodução/TV Assembléia
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2022, 16:42:48 Editado em 26.04.2022, 16:46:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (25), a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, contou com uma confusão entre os deputados Ricardo Arruda (União) e Tadeu Vener (PT). O deputado estadual Ricardo Arruda afirmou que "nunca houve ditadura em nosso país" e sua afirmação gerou conturbações.

continua após publicidade

“Nunca houve ditatura em nosso país. Quem inventou isso foi a esquerda. Ditadura houve em Cuba, Venezuela, e ocorre até hoje, que ganharam o governo na bala, matando quem era contra. No Brasil, houve um regime militar a pedido do povo, porque estava esculhambada a nossa gestão, uma roubalheira generalizada. Os únicos que dizem ser torturados foi quem mereceu ser torturado, que eram guerrilheiros, terroristas, que explodiam banco, saqueavam, roubavam. Esses mereciam sim e acho que foi pouco ainda. Eu vivi nesse regime militar e a gente vivia muito bem obrigado”, declarou Arruda.

Após a sua manifestação, o deputado Tadeu Veneri usou a tribuna e seu momento de fala para rebater o posicionamento do colega sobre a ditadura militar. “Deputado que diz que não houve ditadura deveria ser torturado pra saber o que é tortura. É uma vergonha, deputado Arruda, o que o senhor fala naquela tribuna, porque o senhor nunca teve coragem de enfrentar a ditadura. Sempre foi cômodo, arrumadinho, encostadinho, calminho e aí faz o papel de herói na tribuna. Nós conhecemos estudantes que foram mortos, posteriormente, inclusive em Londrina”, disse Veneri.

continua após publicidade

O parlamentar do PT afirmou, ainda, que a fala de Arruda prega tortura. “Nós não podemos aceitar que a tribuna sirva para que façamos apologia à tortura", declarou.

O deputado Arruda tentou falar novamente e iniciou um grande bate-boca e trocas de acusações. O presidente da Alep, Ademar Traiano, precisou interceder, chamando a atenção dos deputados por várias vezes. “Vossa excelência está entrando em uma seara de uma discussão. Vossa excelência já usou a tribuna, com o devido respeito. Não vamos polemizar, o senhor já usou por dez minutos a tribuna. Não procede a questão de ordem”, afirmou Traiano se dirigindo a Ricardo Arruda.

Arruda e Veneri discutiram e precisaram ser fisicamente contidos por outros parlamentares dentro da Alep.

continua após publicidade

Assista ao momento da discussão entre os deputados:

continua após publicidade

O que foi a Ditadura Militar?

O regime aconteceu de 1964 a 1985, período em que houve perseguição, tortura e assassinatos de seus opositores. Nesta fase da história, o Congresso Nacional foi fechado e a imprensa censurada.


Fonte: Informações da Banda B.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PR: Deputado diz que "nunca houve ditadura" e gera discussão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!