MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Polícia faz buscas contra fraudes em agência de fomento do governo de SP

A Polícia Civil de São Paulo faz buscas nesta segunda-feira, 30, em uma investigação sobre fraudes envolvendo empréstimos da Desenvolve SP, agência de fomento do governo estadual que concede crédito a micro, pequenos e médios empreendedores e a prefeitura

Rayssa Motta e Fausto Macedo (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayssa Motta e Fausto Macedo (via Agência Estado)
Publicado em 30.10.2023, 18:31:00 Editado em 30.10.2023, 18:35:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Civil de São Paulo faz buscas nesta segunda-feira, 30, em uma investigação sobre fraudes envolvendo empréstimos da Desenvolve SP, agência de fomento do governo estadual que concede crédito a micro, pequenos e médios empreendedores e a prefeituras paulistas. Os crimes teriam sido cometidos entre 2021 e 2022.

continua após publicidade

Os policiais cumprem 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Indaiatuba, Campinas, Elias Fausto, Salto, Valinhos, Cotia, Osasco e Carapicuíba. A Justiça também autorizou o bloqueio de contas e bens dos investigados.

O esquema seria operado por meio de empresas de fachada criadas para obter empréstimos. Os investigadores estimam que o prejuízo aos cofres públicos, pelos auxílios concedidos e não pagos, pode chegar a R$ 5 milhões. Os crimes investigados são organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

continua após publicidade

A investigação da Operação Avaritia foi aberta a partir de uma denúncia recebida pela própria Desenvolve SP, por meio de sua Ouvidoria. A agência informou que fez uma auditoria interna e encontrou indícios do uso de informações falsas nos pedidos de financiamentos. O relatório da apuração administrativa foi levado aos órgãos de investigação.

"Além de identificar e atuar para interromper eventuais desconformidades, a Desenvolve SP comunicou os fatos ao Ministério Público, à Secretaria da Fazenda, ao Banco Central, e à Controladoria Geral do Estado. O relatório de apuração interna foi compartilhado com os devidos órgãos externos e a Desenvolve SP está colaborando com a Polícia Civil", diz a entidade. "A Desenvolve SP e as autoridades públicas têm trabalhado diligentemente para apurar responsabilidades e garantir a reparação de eventuais danos causados aos cofres públicos."

O inquérito corre no Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da Divisão Especializada de Investigações Criminais do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter-2), em Campinas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia faz buscas contra fraudes em agência de fomento do governo de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!