MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PL diz que evento com embaixadores foi 'ato de governo'

O PL afirmou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o encontro promovido pelo presidente Jair Bolsonaro com embaixadores, na semana passada, no Palácio da Alvorada, se tratou de "ato de governo, em agenda oficial do presidente", e não "ato de campanha".

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 26.07.2022, 07:50:00 Editado em 26.07.2022, 07:55:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O PL afirmou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o encontro promovido pelo presidente Jair Bolsonaro com embaixadores, na semana passada, no Palácio da Alvorada, se tratou de "ato de governo, em agenda oficial do presidente", e não "ato de campanha". Na ocasião, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral brasileiro.

continua após publicidade

A legenda afirmou ainda que o evento oficial do governo foi conduzido por Bolsonaro "na condição de chefe de Estado, e não de pré-candidato" à Presidência. As informações constam de manifestações apresentadas à Corte eleitoral anteontem, no âmbito de ações em que partidos de oposição questionam a conduta de Bolsonaro de alegar, sem provas, supostas fraudes nas eleições.

Na quinta-feira passada, 21, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, havia determinado prazo de cinco dias para o presidente se manifestar sobre a reunião com os embaixadores. Todas as partes listadas nos processos deveriam se pronunciar - entre elas o PL.

continua após publicidade

Para o partido, pela "condição" de Bolsonaro no evento, a sigla não deveria ser acionada por declarações feitas pelo chefe do Executivo. Uma das ações pede que o PL seja condenado a perder o tempo de propaganda no rádio e na TV.

O PL argumentou que o objeto dos questionamentos, as falas de Bolsonaro, estão "fora do escopo de controle judicial, dado seu caráter eminentemente político, cuja discricionariedade está afeita ao chefe do Executivo como executor de atos de governo próprios a um Estado soberano".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PL diz que evento com embaixadores foi 'ato de governo'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!