MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PL das emendas estabelece 'áreas estruturantes' para emendas de bancada e de comissão

O projeto de lei complementar com novas regras para as emendas parlamentares definiu um rol de 18 áreas consideradas "estruturantes" para a aplicação de emendas parlamentares de comissão e de bancada. A definição dessas áreas era um dos pontos que permane

Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 25.10.2024, 13:50:00 Editado em 25.10.2024, 13:57:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O projeto de lei complementar com novas regras para as emendas parlamentares definiu um rol de 18 áreas consideradas "estruturantes" para a aplicação de emendas parlamentares de comissão e de bancada. A definição dessas áreas era um dos pontos que permanecia em discussão nos últimos dias, como mostrou o Broadcast Político.

continua após publicidade

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do Orçamento do ano que vem e autor do PLP das emendas parlamentares, colocou as seguintes áreas como "estruturantes":

Universalização do ensino infantil;

continua após publicidade

Educação em tempo integral;

Educação profissional técnica de nível médio;

Ensino superior;

continua após publicidade

Saneamento;

Habitação;

Saúde;

continua após publicidade

Adaptação às mudanças climáticas;

Transporte;

continua após publicidade

Infraestrutura hídrica;

Infraestrutura para desenvolvimento regional;

Infraestrutura e desenvolvimento urbano;

continua após publicidade

Defesa nacional;

Segurança pública;

Turismo;

continua após publicidade

Assistência social;

Cultura;

Esporte.

O projeto, porém, abre uma brecha para que a Lei de Diretrizes Orçamentárias que guiará o Orçamento possa incluir outros tipos de investimentos nessa lista a cada ano.

Como o Broadcast Político mostrou, cada bancada estadual terá direito a oito emendas. Hoje em dia, não há um limite e é possível que os deputados e senadores dividam o valor total individualmente, o que, na prática, faz com que elas se tornem emendas individuais.

O projeto, porém, não estabeleceu um limite para as emendas de comissão, como vinha sendo discutido. O texto define que as emendas de comissão "somente poderão ter como objeto ações orçamentárias de interesse nacional ou regional", seguindo o mesmo rol de áreas estruturantes das emendas de bancada.

Pelo menos 50% dos recursos destinados pelas comissões permanentes da Câmara e do Senado terão de ser direcionados à saúde. Caberá aos líderes partidários apresentar as sugestões de emendas aos colegiados, que votarão e definirão as escolhidas para entrar no Orçamento. Não haverá uma divulgação de quem foi o parlamentar responsável pela sugestão. As comissões apenas terão de encaminhar as atas das reuniões para os órgãos executores.

Esses dispositivos em relação às emendas de comissão têm o potencial de dificultar as negociações com o STF, já que uma das principais demandas era que fosse definido quem são os congressistas responsáveis pela indicação dos recursos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "PL das emendas estabelece 'áreas estruturantes' para emendas de bancada e de comissão"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!