MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PGR vai apurar ida de agentes da Abin a evento do clima

O procurador-geral da República, Augusto Aras, instaurou uma apuração preliminar sobre o envio de oficiais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP 25), realizada no ano passado, na Espanha. Aras

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.11.2020, 07:12:00 Editado em 13.11.2020, 07:23:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O procurador-geral da República, Augusto Aras, instaurou uma apuração preliminar sobre o envio de oficiais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP 25), realizada no ano passado, na Espanha. Aras determinou a abertura de uma "notícia de fato", o primeiro passo após a chegada de uma denúncia ao Ministério Público.

continua após publicidade

O Estadão revelou que o governo Jair Bolsonaro despachou quatro agentes de Inteligência na delegação credenciada para a cúpula do clima em Madri. Eles monitoraram integrantes da própria delegação, de organizações não governamentais (ONGs) e de países estrangeiros. Credenciados no evento como "negociadores", os agentes tiveram amplo acesso às instalações da ONU e observaram e relataram críticas a políticas ambientais do governo Bolsonaro.

O Ministério Público Federal foi provocado pela bancada do PSOL na Câmara dos Deputados. O procedimento foi aberto no dia 20 de outubro, de acordo com dados internos da Procuradoria-Geral da República, e está a cargo do próprio gabinete de Aras.

continua após publicidade

Também acionada, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu um procedimento semelhante em 29 de outubro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PGR vai apurar ida de agentes da Abin a evento do clima"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!