MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PGR pede até 30 anos de prisão para 40 acusados dos atos golpistas

A Procuradoria-Geral da República reiterou nesta segunda-feira, 7, o teor de 40 denúncias apresentadas na esteira dos atos golpistas de 8 de janeiro, reforçando o pedido de condenação dos réus por crimes cujas penas podem chegar a 30 anos de prisão. Os de

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 07.08.2023, 19:53:00 Editado em 07.08.2023, 19:58:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Procuradoria-Geral da República reiterou nesta segunda-feira, 7, o teor de 40 denúncias apresentadas na esteira dos atos golpistas de 8 de janeiro, reforçando o pedido de condenação dos réus por crimes cujas penas podem chegar a 30 anos de prisão. Os denunciados são apontados como 'executores' da depredação das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

continua após publicidade

Os pedidos foram assinados pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, nas alegações finais das ações abertas contra os denunciados. O parecer consiste na última manifestação do Ministério Público Federal antes que os processos sejam submetidos a julgamento.

"A pena a ser aplicada aos acusados deve ser exemplar por se tratar de crimes graves praticados em contexto multitudinário que visavam a implantar um regime autoritário no lugar de um governo legitimamente eleito", defendeu Santos ao STF.

continua após publicidade

Nas 40 ações em que a PGR se manifestou, são imputados aos denunciados supostos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a Procuradoria, as petições são abastecidas com registros fotográficos e em vídeo, documentos como relatórios de inteligências, autos de prisões em flagrante e depoimentos de testemunhas e dos próprios réus.

O MPF diz que há provas de que 'o propósito criminoso era plenamente difundido e conhecido' pelos denunciados. Para o órgão, os acusados 'insuflaram as Forças Armadas a tomar o poder e agiam com dolo para tentar impedir de forma contínua o exercício dos Poderes Constitucionais e ocasionar a deposição do governo legitimamente constituído'.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PGR pede até 30 anos de prisão para 40 acusados dos atos golpistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!