MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PF prende mulher do deputado Binho Galinha, apontado como chefe de milícia na BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e Polícia Federal (PF) prenderam nesta terça-feira, 9, a mulher do deputado estadual pela Bahia Kléber Cristian Esco

Heitor Mazzoco (via Agência Estado)

·
Escrito por Heitor Mazzoco (via Agência Estado)
Publicado em 09.04.2024, 16:22:00 Editado em 09.04.2024, 16:25:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e Polícia Federal (PF) prenderam nesta terça-feira, 9, a mulher do deputado estadual pela Bahia Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Patriota). Cinco policiais militares foram alvos de busca e apreensão. Esta operação, batizada de "Hybris" é um desdobramento da operação "El Patron", desencadeada em dezembro do ano passado. O deputado negou qualquer crime, disse colaborar com a Justiça e vai provar sua inocência.

continua após publicidade

Eles são investigados por suspeita de formação de organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada na região de Feira de Santana, interior da Bahia. No total, foram cumpridos 17 mandados de busca e um de prisão preventiva. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados, além da suspensão das funções públicas dos PMs. A decisão foi expedida pela 1º Vara Criminal de Feira de Santana.

De acordo com informações do MP, a organização criminosa seria comandada pelo deputado Binho Galinha. "As investigações apontaram ainda que os policiais integram o braço armado do grupo miliciano, sendo responsáveis pela segurança das atividades ilícitas desenvolvidas pelo grupo criminoso, além de ocultarem a propriedade de bens e dissimularem valores decorrentes de infrações penais. Além disso, apurações da Receita Federal revelaram inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, assim como a propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro", disse trecho da nota do MP baiano.

continua após publicidade

Candidatura de deputado esfriou, mostrou Estadão

Em ano eleitoral, as pretensões de Binho Galinha diminuem com a incerteza de um desfecho rápido para o assunto que tramita na Justiça. Em diversas publicações na imprensa local, o parlamentar aparecia como cotado para disputar a eleição em Milagres ou Feira de Santana, cidades com distância de 125 km. Milagres é a cidade natal do deputado, enquanto Feira de Santana é o local em que construiu a carreira política, que culminou com a eleição para Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A operação "El Patron", desencadeada em dezembro do ano passado, culminou com denúncia aceita na Justiça contra 21 pessoas e bloqueio de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 imóveis urbanos e rurais, sendo dez fazendas, nove casas, quatro terrenos, dois apartamentos e uma sala comercial, quatorze veículos, e suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

Leia íntegra da nota do deputado Binho Galinhaclicando aqui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PF prende mulher do deputado Binho Galinha, apontado como chefe de milícia na BA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!