MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PF investiga ataques hackers a instituições públicas e empresas no DF, Paraná e São Paulo

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 10, uma operação contra hackers suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por ataques a sites de instituições públicas e privadas. A Operação Timeout cumpriu dois mandados de prisão

Maria Magnabosco (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Magnabosco (via Agência Estado)
Publicado em 10.06.2025, 15:13:00 Editado em 10.06.2025, 15:23:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 10, uma operação contra hackers suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por ataques a sites de instituições públicas e privadas. A Operação Timeout cumpriu dois mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, nos Estados de São Paulo, Paraná e no Distrito Federal.

continua após publicidade

Segundo a Polícia Federal, os suspeitos operavam sob pseudônimos e se apresentavam em fóruns clandestinos de compartilhamento de dados como os autores de diversos ataques cibernéticos.

Entre os alvos afetados estariam sistemas ligados ao Poder Judiciário, universidades públicas, e empresas estatais, cuja instabilidade operacional causou prejuízos à prestação de serviços à sociedade. A PF ainda não informou qual foram as perdas totais em decorrência dos ataques.

continua após publicidade

Durante as investigações, foram identificados indícios de que os suspeitos utilizavam infraestrutura e tecnologia internacional para mascarar o protocolo de internet (IP) e uso de redes privadas virtuais (VPNs), o que dificulta o rastreamento dos suspeitos.

Além disso, a polícia também descobriu publicações de conteúdos reivindicatórios em fóruns especializados na deep web.

Diante dos fatos, os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático; interrupção ou perturbação de serviço telemático; associação criminosa; e divulgação de dados obtidos ilicitamente. As ordens judiciais foram autorizadas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PF investiga ataques hackers a instituições públicas e empresas no DF, Paraná e São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!