MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PF foca em propina para barrar processos em tribunal de Ética da OAB de São Paulo

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 17, a para apurar supostos crimes de corrupção envolvendo a seccional da paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). A corporação indica que o grupo investigado teria solicitado propina

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2020, 09:59:00 Editado em 17.11.2020, 10:02:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 17, a para apurar supostos crimes de corrupção envolvendo a seccional da paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). A corporação indica que o grupo investigado teria solicitado propina de R$ 250 mil para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB para encerrar processos disciplinares em tramitação, bem como retirá-los de pauta.

continua após publicidade

Agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Segundo a PF, a investigação teve início em setembro, após o recebimento de uma denúncia por parte de um advogado que informou ter sido vítima de uma investida supostamente realizada por um grupo composto por um empresário e dois advogados, um deles membro do Conselho Secional da OAB.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa ou organização criminosa, a depender da evolução das investigações, informou a Polícia Federal.

continua após publicidade

Segundo a corporação, o nome da operação faz referência ao significado da palavra Biltre - "diz respeito a quem age de forma vil, canalha, infame, desprezível, o que bem exprime o comportamento do grupo investigado, o qual se dispõe a cometer ou a influenciar que se cometam atos de corrupção dentro de um órgão da Ordem dos Advogados do Brasil que se pressupõe absolutamente probo, qual seja, o Tribunal de Ética e Disciplina".

A reportagem busca contato com a Ordem dos Advogados do Brasil. O espaço está aberto para manifestações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PF foca em propina para barrar processos em tribunal de Ética da OAB de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!