PF foca em propina para barrar processos em tribunal de Ética da OAB de São Paulo - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Política

PF foca em propina para barrar processos em tribunal de Ética da OAB de São Paulo

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 17, a para apurar supostos crimes de corrupção envolvendo a seccional da paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). A corporação indica que o grupo investigado teria solicitado propina de R$ 250 mil para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB para encerrar processos disciplinares em tramitação, bem como retirá-los de pauta.

Agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Segundo a PF, a investigação teve início em setembro, após o recebimento de uma denúncia por parte de um advogado que informou ter sido vítima de uma investida supostamente realizada por um grupo composto por um empresário e dois advogados, um deles membro do Conselho Secional da OAB.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa ou organização criminosa, a depender da evolução das investigações, informou a Polícia Federal.

Segundo a corporação, o nome da operação faz referência ao significado da palavra Biltre - "diz respeito a quem age de forma vil, canalha, infame, desprezível, o que bem exprime o comportamento do grupo investigado, o qual se dispõe a cometer ou a influenciar que se cometam atos de corrupção dentro de um órgão da Ordem dos Advogados do Brasil que se pressupõe absolutamente probo, qual seja, o Tribunal de Ética e Disciplina".

A reportagem busca contato com a Ordem dos Advogados do Brasil. O espaço está aberto para manifestações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "PF foca em propina para barrar processos em tribunal de Ética da OAB de São Paulo"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.