MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Petistas vaiam candidato do PSB em ato com Lula e gritam nome de Marília em PE

Militantes do PT vaiaram o candidato do PSB ao governo de Pernambuco, deputado Danilo Cabral, na noite desta quinta-feira, 21, em evento com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Recife. Um dia antes, em Serra Talhada e Garanhuns, o pe

Augusto Tenório (via Agência Estado)

·
Escrito por Augusto Tenório (via Agência Estado)
Publicado em 21.07.2022, 21:04:00 Editado em 21.07.2022, 21:10:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Militantes do PT vaiaram o candidato do PSB ao governo de Pernambuco, deputado Danilo Cabral, na noite desta quinta-feira, 21, em evento com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Recife. Um dia antes, em Serra Talhada e Garanhuns, o petista havia cobrado o cumprimento do acordo entre as legendas em todos os Estados.

continua após publicidade

Em Pernambuco, parte dos petistas queriam que Marília Arraes, hoje no Solidariedade, fosse a candidata da Frente Popular, que tem PT e PSB como maiores legendas. Marília teve o nome lembrado em coro por petistas no evento desta quinta-feira, em uma casa de shows. Ela lidera pesquisas.

"A gente não disputa Lula, ele vai ser presidente do Brasil. Danilo vai governar para quem vaiou, pra quem não vaiou", disse o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes ainda durante o evento. "E Lula vai governar para todos os brasileiros, chega de ódio, chega de raiva, já tem muita gente disseminando a raiva e a divisão. Deixa isso pro lado de lá, o momento aqui é de unidade, todos em torno de Lula, e vamos ganhar a eleição".

continua após publicidade

Na noite desta quinta-feira, Lula encerrou sua passagem por Pernambuco realizando comício no Recife. Assim como fez em Serra Talhada e Garanhuns, reafirmou apoio oficial a Cabral e Teresa Leitão (PT), respectivos candidatos da Frente Popular ao Governo de Pernambuco e ao Senado.

A agenda no Recife começou pela manhã, com um evento de Lula junto a representantes da Cultura, no Teatro do Parque, equipamento cultural localizado na área central da capital pernambucana. Lá, não compareceram o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito da cidade, João Campos (PSB). Ambos foram vaiados nos eventos realizados no interior do Estado. Danilo Cabral estava presente, mas não discursou.

No Recife, quando o locutor do comício anunciou o nome de Danilo Cabral, as vaias começaram. Em tempo, um ato falho chamou atenção. Foi quando o presidente do PT-PE, Doriel Barros, anunciou Marília Arraes, ao invés de Teresa Leitão, como candidata da Frente Popular ao Senado. A pré-candidata oposicionista não perdeu tempo: aliados começaram a fazer circular nas redes sociais memes e recortes das vaias aos adversários.

continua após publicidade

Interior

Durante sua passagem pelo interior, Lula declarou ter candidato definido ao Governo de Pernambuco e reforçou o nome de Danilo Cabral na disputa. Mas, ao mesmo tempo, deixou a porta aberta para Marília Arraes. Tanto em Garanhuns como em Serra Talhada, durante os comícios desta quarta-feira, 20, disse separar relações pessoais e relações políticas, garantindo o cumprimento do acordo nacional entre o PT e o PSB. Além disso, o petista disse ter não ter viajado "para ser contra ninguém".

O posicionamento já era esperado. De acordo com José Mário Wanderley, doutor em ciência política pela UFPE e professor da Unicap, a disputa pelo seu nome pode causar embaraços com aliados, mas é confortável para Lula.

"É a melhor situação possível, ter os dois pedindo voto para ele. O ex-presidente não crava o apoio nem a A nem a B. Ele apoia, diz que Marília é boa candidata, que Danilo é a continuidade de Eduardo. Então, no fundo, Lula quer sedimentar seu grande eleitorado no estado ao mesmo tempo em que obtém novos apoios a partir do uso das campanhas, de ambos os candidatos pedindo voto para ele. (...) Ninguém sabe o que ele vai fazer na campanha, mas ele não vai dar exclusividade. Ele quer que os eleitores de Marília também votem nele", avalia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Petistas vaiam candidato do PSB em ato com Lula e gritam nome de Marília em PE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!