MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PCdoB rompe tradição e indica Orlando Silva à Prefeitura de SP

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou a candidatura do deputado federal Orlando Silva à Prefeitura de São Paulo neste sábado, 5. É a primeira vez que o partido lança um candidato a prefeito na capital paulista aí menos desde 1985.A convenção mun

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2020, 11:59:00 Editado em 05.09.2020, 12:03:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou a candidatura do deputado federal Orlando Silva à Prefeitura de São Paulo neste sábado, 5. É a primeira vez que o partido lança um candidato a prefeito na capital paulista aí menos desde 1985.

continua após publicidade

A convenção municipal também marcou a aprovação das candidaturas de 83 candidatos a vereador na capital paulista. O PCdoB ainda não anunciou quem será o vice de Orlando, e procura uma mulher para a vaga. O partido aguarda o posicionamento nas alianças de outros partidos no campo da esquerda para decidir o segundo nome da chapa.

"O prefeito de São Paulo tem uma missão a cumprir não precisa ser amigo nem inimigo do presidente da República nem do governador para fazer a cidade ser respeitada", disse Orlando, sobre suas diferenças políticas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador João Doria (PSDB).

continua após publicidade

Ex-ministro dos Esportes de 2006 a 2011, entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Orlando Silva enfrenta sua primeira eleição a cargo no Executivo. Ele está em seu segundo mandado na Câmara dos Deputados, e também foi vereador em São Paulo. Nos anos 1990, foi o primeiro presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O PCdoB tem tradicionalmente apoiado candidaturas do PT na maior parte dos pleitos municipais desde a redemocratização, mas neste ano o partido tem dito que "chegou a hora" de lançar uma campanha independente. Para Orlando, isso ocorre por causa do momento político no País.

"Chegou a hora, primeiro porque o Brasil vive uma mudança de ciclo político", disse o candidato. "É normal. São momentos em que antigas experiências encerram, novas experiências começam."

continua após publicidade

O ato deste sábado teve manifestações de apoio de líderes de cinco centrais sindicais: Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Nova Central. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que normalmente apoia o PT, não se manifestou. A convenção simbólica, na sede do partido no centro de São Paulo, teve a maior parte das manifestações férias por vídeo, e um discurso para a equipe de campanha e a imprensa que foi transmitida não redes sociais

A convenção também lançou o primeiro vídeo da campanha à Prefeitura. A peça da ênfase ao combate à desigualdade, proteção à renda e ao emprego, e ao racismo. O mote da campanha é "governar primeiro para quem mais precisa". No vídeo, Orlando diz que quer ser o "prefeito preto" de São Paulo.

"Eu quero colocar o tema da igualdade no centro da disputa política", ele disse durante seu discurso durante a convenção.

continua após publicidade

Ao mesmo tempo, ele fala em parcerias com setor privado para serviços no cidade. Entre as ideias do candidato, ainda no início da elaboração de um plano de governo, também estão a captação de investimentos internacionais, parcerias com os governos estadual e federal e a revisão de contatos da Prefeitura para economizar na prestação de serviços. Ele diz que é preciso liberar "espaço fiscal" para programar sociais na cidade.

Ele promete lançar um programa emergencial de retomada de emprego e renda. "Será uma obsessão", diz. Além disso, o candidato quer iniciar um programa de incentivo ao microcrédito, focado na periferia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PCdoB rompe tradição e indica Orlando Silva à Prefeitura de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!