MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Paulo Teixeira sobre veto ao marco temporal: era a única saída; STF já decidiu

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comentou nesta segunda-feira, 23, o veto presidencial à lei do marco temporal. "Entendo que uma lei não pode contrariar a Constituição. "O Supremo Tribunal Federal (STF) já dec

Luiz Araújo (via Agência Estado)

·
Escrito por Luiz Araújo (via Agência Estado)
Publicado em 23.10.2023, 21:32:00 Editado em 23.10.2023, 21:37:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comentou nesta segunda-feira, 23, o veto presidencial à lei do marco temporal. "Entendo que uma lei não pode contrariar a Constituição. "O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu e não vejo outra forma se não o veto", afirmou.

continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei com vetos amplos, mantendo na íntegra apenas 9 dos 33 artigos aprovados pelo Congresso. A tese do marco temporal estabelecia que a demarcação dos territórios indígenas deveria respeitar apenas a área ocupada pelos povos originários até a data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Para Paulo Teixeira, cabe agora aguardar as definições do STF sobre o controle de cumprimento à decisão. "Até lá, não vejo nenhum caminho se não o veto. Se porventura o veto for derrubado, qualquer partido político pode apontar a inconstitucionalidade para o Supremo", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Paulo Teixeira sobre veto ao marco temporal: era a única saída; STF já decidiu"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!