MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Para Eduardo Leite, reeleição é o principal entrave para avanço de reformas

Em uma rodada de autocrítica, os pré-candidatos à Presidência da República do PSDB avaliaram caminhos para a sigla voltar a ter forte relevância nacional no Executivo. Para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, caso ele ocupe a cadeira do Exec

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2021, 14:29:00 Editado em 19.10.2021, 14:36:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em uma rodada de autocrítica, os pré-candidatos à Presidência da República do PSDB avaliaram caminhos para a sigla voltar a ter forte relevância nacional no Executivo. Para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, caso ele ocupe a cadeira do Executivo, um tema que estará em discussão é a reeleição. De acordo com o gaúcho, o modelo é o principal responsável pela polarização registrada no País, e pelo entrave no avanço das reformas. O tucano Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro a se beneficiar da emenda que garantiu a reeleição, aprovada em 1997.

continua após publicidade

"O nosso modelo político, o que a gente assiste é um ambiente de pouca colaboração de o candidato que está no cargo é um virtual candidato à reeleição", disse em debate promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico. "Quando a gente viabilizar a terceira via, melhor via, alternativa, chame como quiser, não sendo Lula e Bolsonaro, no dia 1º, ele é o primeiro obstáculo a ser superado por lulistas e bolsonaristas que desejarão voltar ao poder, porque ele é um virtual candidato à reeleição!", afirmou.

Na defesa de que a procura por um segundo mandato pode gerar um entrave e disputas, Leite usou como exemplo sua recusa em disputar a reeleição para o governo do Rio Grande do Sul. "Não ser candidato a reeleição no Rio Grande no Sul, não tenho dúvida, criou um ambiente de maior colaboração com a Assembleia Legislativa porque eu deixei claro: 'não se preocupem comigo como candidato, adversário, porque eu não serei candidato, vamos focar em resolver os problemas do Estado'", afirmou.

continua após publicidade

Na rodada com foco em autocrítica do partido, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio afirmou que a sigla deve se PSDB precisa se "livrar dos estigmas", a exemplo do envolvimento com emendas de relator. Segundo ele, se para isso o PSDB precisa ficar com 12 deputados, "que fique". "Musculatura é uma coisa, inchaço é outra", declarou.

Para o governador de São Paulo, João Doria, o futuro presidente tucano deve chegar ao Executivo nacional com uma política liberal, redução do tamanho do Estado, apoio à livre iniciativa e com foco na geopolítica internacional para atrair capital estrangeiro. "Com políticas públicas claras e não vinculadas à ideologia e ao Congresso", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Para Eduardo Leite, reeleição é o principal entrave para avanço de reformas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!