MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Para além da retórica, não há qualquer evidência de fraude', afirma Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou neste domingo, 29, a segurança no processo eleitoral brasileiro e disse que, "para além da retórica", não há qualquer evidência de fraude nas urnas eletrônicas.A d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.11.2020, 21:29:00 Editado em 29.11.2020, 21:35:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou neste domingo, 29, a segurança no processo eleitoral brasileiro e disse que, "para além da retórica", não há qualquer evidência de fraude nas urnas eletrônicas.

continua após publicidade

A declaração vem num momento em que o presidente Jair Bolsonaro reforça as ofensivas pedindo a aprovação do voto impresso no País, colocando em xeque a segurança da urna eletrônica.

"Só posso explicar (funcionamento de urnas eletrônicas) para quem quer entender. Para quem não quer entender, não há fármaco jurídico possível", disse Barroso.

continua após publicidade

O presidente do TSE explicou que as urnas não ficam conectadas em rede, e o programa desenvolvido é fiscalizado pelos partidos, pelo Ministério Público e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Depois, é lacrado num cofre para só então, na ocasião das eleições, ser inserido individualmente nas urnas.

Ainda segundo Barroso, antes da votação, um boletim inicial que mostra que a urna está com os votos zerados. Ao fim da votação, por sua vez, o boletim da urna mostra o número de votos que cada candidato recebeu.

"Não há como fraudar nem antes nem depois do boletim de urna", frisou. Segundo o ministro, os boletins de urna são enviados por uma rede criptografada, e só o TSE é capaz de decodificar os dados. Se houver alteração no caminho, o sistema detecta e rejeita informação.

continua após publicidade

Os partidos, disse Barroso, têm acesso aos boletins de urna e podem fazer conferência. "Nunca ninguém demonstrou evidência de fraude", ressaltou. "Se alguém tivesse demonstrado evidência de fraude, TSE seria primeiro interessado a investigar."

O presidente do TSE reforçou que as falhas no primeiro turno, com problemas no e-Título e na totalização dos votos, não tiveram qualquer relação com ataque hacker ou qualquer ilícito.

Barroso disse ainda que ficou em contato durante toda a semana com o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, em meio às investigações sobre o ataque hacker. "A Operação Exploit foi conduzida com grande sucesso pela Polícia Federal."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Para além da retórica, não há qualquer evidência de fraude', afirma Barroso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!