MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Para 8 em cada 10, democracia não é conceito absoluto

Não é difícil encontrar quem relativize a democracia no País, mostra um levantamento inédito do Instituto Sivis. Mais de 3,5 mil pessoas das cinco regiões brasileiras foram entrevistadas em maio - durante a pandemia do novo coronavírus - e 82,5% delas dis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2020, 16:00:00 Editado em 23.08.2020, 16:07:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Não é difícil encontrar quem relativize a democracia no País, mostra um levantamento inédito do Instituto Sivis. Mais de 3,5 mil pessoas das cinco regiões brasileiras foram entrevistadas em maio - durante a pandemia do novo coronavírus - e 82,5% delas disseram que não se opõem totalmente à possibilidade de o governo passar por cima das leis, do Congresso ou das instituições para resolver problemas da população durante uma crise.

continua após publicidade

"É algo bastante preocupante, um sinal de alerta", disse o coordenador da pesquisa Valores em Crise, Diego Moraes. A sondagem integra um estudo global da World Values Survey Association (WVSA), que reunirá percepções em diferentes países sobre valores em três momentos: logo após o início da pandemia (questionário já realizado), quando o impacto da crise for menor e até um ano após a situação ter sido normalizada.

A equipe de Moraes identificou dois perfis entre os brasileiros: os democratas "sólidos", que se mostraram intransigentes quanto aos valores democráticos; e os "instrumentais", que, diante de situações de crise como a pandemia, relativizam os pilares do sistema. "Os valores democráticos, suas normas e procedimentos devem ser comprados na totalidade. A democracia não promete o paraíso na Terra, mas, dentro de circunstâncias adversas, é o regime que tem a possibilidade de enfrentar isso da melhor maneira", afirmou Moraes.

continua após publicidade

Num extremo do debate, tem quem se considere "ativista político antidemocrático". O estudante de Direito Daniel Miorim, de 24 anos, é um deles. Dono de uma plataforma de cursos online que prega abertamente o fim da democracia, Miorim vê com ceticismo o Estado e a capacidade de organização da sociedade. Para ele, que se diz "anarquista de livre mercado", o Estado é um "parasita" a quem o sistema democrático confere "aparência de legítimo". "A luta pelo fim da democracia é a mais sincera forma de luta pela liberdade", disse.

O youtuber e estudante de Filosofia Paulo Kogos, de 32 anos, questiona a democracia por julgar que ela própria não se permite ser questionada. Com 125 mil inscritos em seu canal, Kogos se considera um "anarcocapitalista com tendências monárquicas" e diz que vê na democracia a perda de freios morais e limites éticos.

"Eu sou contra a democracia. Tudo é válido se for votado. Temos que resgatar as ideias de uma sociedade cristã, do livre mercado, da ordem e da hierarquia. As pessoas são desiguais, o que significa que algumas pessoas estão mais aptas a servir. Defendo pequenas governanças feitas por uma elite natural", afirmou o youtuber.

continua após publicidade

A reportagem pesquisou nas redes expressões como "defendo a democracia, mas..." e encontrou centenas de postagens públicas que trazem ressalvas quanto ao regime democrático. Muitos utilizam o anonimato para se posicionar. É o caso do "Duque de Santana", nome fantasia usado por um estudante de 22 anos de Salvador. O Estadão confirmou sua identidade. Ele se diz militante monarquista e defende o sistema parlamentarista com voto distrital. "A democracia existe no Brasil, funciona e deve ser preservada, mas ela tem muitos artifícios que alienam o povo da política."

O País registrou nos últimos meses diversos episódios antidemocráticos. Atos pró-ditadura e que pediam o fechamento de instituições como o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram até a participação do presidente Jair Bolsonaro. O STF abriu inquérito para investigar a organização desse tipo de mobilização.

De acordo com a constitucionalista Vera Chemim, quem se manifesta contra ou a favor de formas de governo não comete necessariamente ilegalidade, mas é crime atentar contra a ordem institucional do País. "Se a pessoa age de forma violenta contra a ordem constitucional, comete crime." A Lei de Segurança Nacional prevê pena de até 15 anos de prisão para quem tentar mudar o "regime vigente" com violência ou grave ameaça. Fazer parte de uma organização que pregue a mudança do estado de direito de forma violenta também é crime.

continua após publicidade

Ressalvas

A pesquisa do Instituto Sivis mostra que o compromisso dos brasileiros com a democracia não está ancorado em bases sólidas. Pouco mais de 40% dos entrevistados disseram concordar totalmente com a ideia de que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo - como na célebre frase do ex-premiê britânico Winston Churchill, de que a democracia "é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais" -, mas 36% concordaram apenas em parte com essa ideia.

continua após publicidade

De acordo com a historiadora Wania SantAnna, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o problema está ligado a um histórico de desigualdade no Brasil. "A proclamação tardia de República, o histórico de escravidão e formas de condução da política no pós-abolição determinam, em grande medida, a fragilidade de nossa democracia. Como parâmetro ocidental, a democracia ainda precisa se consolidar como experiência de condução das vontades, interesses e necessidades coletivas."

A ressalva quanto à democracia em alguns casos, mesmo entre os que a defendem, vem de concepções ideológicas. O professor de História Marcelo Melo, de 41 anos, diz que não defende nem o fim nem a relativização da democracia, mas que não acredita em uma "democracia plena". "Toda ideia de democracia é ideológica. Quem está no poder tem um determinado conceito de democracia. Devemos lutar pela ampliação e ajustes na democracia. Acredito num modelo popular e mais acessível."

Já o autônomo Felipe Leite, de 31 anos, defendeu uma "compreensão ampla" sobre o conceito. "A democracia ainda é o melhor regime, o que falta é traduzir seu significado e mostrar que a política não está restrita a presidente, governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores, e, sim, a cada passo e decisões que tomamos. A democracia é linda quando aplicada da forma correta, e o que estamos vendo hoje não é isso."

Para Diego Moraes, coordenador da pesquisa, se cada indivíduo traz uma retórica sobre democracia, o risco é de que a discussão caia em um relativismo "extremo". "A democracia pode ser qualquer coisa ao bel-prazer de qualquer um? Não há democracia sem instituições, sem os três Poderes com atuações garantidas." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Para 8 em cada 10, democracia não é conceito absoluto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!