MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Pacheco: Teremos que fazer esforço concentrado para apreciar todas as indicações até fim do ano

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira, 27, que a Casa fará um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro para sabatina de autoridades indicadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacio

Giordanna Neves e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 27.11.2023, 15:23:00 Editado em 27.11.2023, 15:25:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira, 27, que a Casa fará um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro para sabatina de autoridades indicadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional, incluindo o ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), e o subprocurador-geral da República Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os dois nomes foram enviados hoje pelo chefe do Executivo e já constam no sistema legislativo.

continua após publicidade

Pacheco afirmou que fará o encaminhamento das indicações à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e disse que a intenção é apreciar todos os nomes ainda este ano. "Obviamente que não depende só da Presidência, este é um exercício coletivo que envolve as comissões permanentes da Casa e envolve também as lideranças", disse. Após passarem pela comissão, os indicados precisam receber aprovação da maioria absoluta do plenário da Casa.

Pacheco negou que Lula tenha pedido a ele uma "atenção especial" a Dino e Gonet após o Senado ter rejeitado no fim de outubro a indicação de Igor Roque para o comando da Defensoria Pública da União (DPU), em uma derrota para o atual governo. "Lula apenas comunicou encaminhamento dos nomes", disse. Os dois se falaram por telefone nesta manhã.

continua após publicidade

Além de Dino e Gonet, Pacheco citou que estão pendentes de apreciação no Senado os dois diretores indicados ao Banco Central, quatro conselheiros para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), dois nomes para cargos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e membros para embaixadas e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Todos passarão pela CCJ e, posteriormente, pelo plenário da Casa.

"Neste instante ficará a cargo das comissões do Senado, em relação a todas essas indicações, o timing para realizar sabatinas e fazer apreciações nas comissões e encaminhar à Presidência para designação de pauta", disse Pacheco. Ele reforçou que a Casa ficará esvaziada na semana que vem por causa da presença de parlamentares na Conferência do Clima (COP 28), em Dubai.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Pacheco: Teremos que fazer esforço concentrado para apreciar todas as indicações até fim do ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!