MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Pacheco diz que vai dialogar com Executivo, mas com 'respeito e independência'

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta segunda-feira, 1º, que irá dialogar com o Poder Executivo, mas que exigirá respeito aos compromissos assumidos e à independência do Legislativo. Em seu primeiro discurso no cargo, o parl

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2021, 20:37:00 Editado em 01.02.2021, 20:44:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta segunda-feira, 1º, que irá dialogar com o Poder Executivo, mas que exigirá respeito aos compromissos assumidos e à independência do Legislativo. Em seu primeiro discurso no cargo, o parlamentar destacou a independência da Casa e prometeu que seguirá "livre e autônoma".

continua após publicidade

"Ao Poder Executivo, dedicaremos parte significativa de nossos vigores, fiscalizando, deliberando suas proposições, dialogando para construir o futuro da Nação. Porém, exigiremos respeito aos compromissos assumidos e à independência deste Poder Legislativo", disse em seu primeiro discurso logo após assumir o comando do Senado e do Congresso Nacional.

Eleito nesta tarde, a candidatura do parlamentar contou com apoio do agora ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em uma articulação direta com o Palácio do Planalto. Conforme o Broadcast/Estadão revelou, o governo liberou um total de R$ 3 bilhões em verbas extras para deputados e senadores na esteira da negociação política. Além disso, o volume de emendas parlamentares pagar em janeiro foi recorde.

continua após publicidade

Pacheco também prometeu colaboração ao Poder Judiciário e ao Ministério Público e auxílio no tratamento dos temas legislativos e aperfeiçoamentos em leis para garantir um funcionamento ágil das Instituições. Mas disse, logo em seguida, que cobrará respeito à autonomia e à independência do Poder Legislativo, com base na harmonia que existe na Constituição Federal.

O novo presidente fez um agradecimento especial ao seu antecessor, Alcolumbre, durante o discurso. Afirmou que o parlamentar orgulha o Senado pela capacidade de articulação, pela sabedoria ao distinguir quando calar e quando agir. Ele também fez um aceno aos senadores da bancada de Minas Gerais, Estado que o elegeu para o cargo de senador.

Votações

Pacheco prometeu construir uma pauta em conjunto com líderes e plenário. Ressaltou que irá reunir semanalmente o colegiado de líderes, inclusive com participação de representante da bancada feminina. Segundo ele, o Senado começará já nesta quinta-feira, 25, a analisar medidas provisórias. Ele, no entanto, não especificou qual matéria será submetida ao crivo dos senadores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Pacheco diz que vai dialogar com Executivo, mas com 'respeito e independência'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!