MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Oposição quer anunciar apoio a Baleia após definição do PT

Partidos de oposição pretendem divulgar o apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara no fim da tarde desta segunda-feira, 4, após decisão do PT sobre o tema.Embora ainda não tenham anunciado, PSB, PDT, PCdoB e Rede já definiram q

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2021, 17:19:00 Editado em 04.01.2021, 17:22:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Partidos de oposição pretendem divulgar o apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara no fim da tarde desta segunda-feira, 4, após decisão do PT sobre o tema.

continua após publicidade

Embora ainda não tenham anunciado, PSB, PDT, PCdoB e Rede já definiram que irão com Baleia e, para manter a unidade, aguardam o PT bater o martelo sobre a questão, o que deve acontecer nesta segunda, em reunião interna do partido que começaria às 15h.

Juntas, essas cinco legendas somam 119 deputados, considerando as bancadas atuais dos partidos com as últimas mudanças devido às eleições municipais.

continua após publicidade

O PSOL, também parte da oposição e com dez parlamentares, deve ficar de fora do anúncio desta segunda. A bancada está dividida e tem reunião agendada para o dia 15.

Parte da bancada do PSOL defende apoiar o emedebista já no primeiro turno da eleição da Mesa Diretora, com o argumento de "derrotar o candidato de Bolsonaro". O principal adversário de Baleia é Arthur Lira (PP-AL), líder do PP e do Centrão, que conta com o apoio do Palácio do Planalto. A outra parte quer ainda lançar um candidato próprio na disputa e deixar o apoio a Baleia para o segundo turno.

Mesmo sem o PSOL e com a perspectiva de definição do restante da oposição nesta segunda-feira, Baleia deve fazer o lançamento oficial de sua campanha durante a semana, provavelmente na quarta, 6. O deputado tem o apoio de seu partido, do qual é o presidente, além de PSDB, DEM, Cidadania e do rachado PSL. Essas siglas somam atualmente 127 deputados.

continua após publicidade

Para ganhar a eleição, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos 513 deputados, ou seja, 257 votos em primeira votação, ou ser o mais votado em segundo turno. Os blocos de apoio às candidaturas são formalizados apenas no dia da eleição, 1º de fevereiro, e valem para a distribuição dos demais cargos da Mesa Diretora.

No dia, são eleitos além do presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. No bloco de Baleia, PT deverá ficar com a primeira escolha dos cargos na Mesa, na sequência PSL, PSB e PSDB.

Já no de Lira, o PL está na chapa com o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) disputando a vice-presidência. Além de Baleia e Lira, a disputa da Câmara tem ainda como candidatos independentes - sem o apoio oficial de partidos - o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) e Capitão Augusto (PL-SP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Oposição quer anunciar apoio a Baleia após definição do PT"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!