MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Nunes e Boulos seguem tecnicamente empatados na disputa em São Paulo, aponta pesquisa

O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) estão tecnicamente empatados na disputa à Prefeitura de São Paulo, segundo o levantamento eleitoral mais recente do Instituto Paraná Pesquisas, divu

Karina Ferreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Karina Ferreira (via Agência Estado)
Publicado em 25.06.2024, 12:20:00 Editado em 25.06.2024, 12:27:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) estão tecnicamente empatados na disputa à Prefeitura de São Paulo, segundo o levantamento eleitoral mais recente do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira, 25. Enquanto Nunes tem 28,5% de intenções de voto, Boulos aparece com 25,9%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, exatamente a diferença entre os dois pré-candidatos.

continua após publicidade

Em seguida aparece o coach Pablo Marçal (PRTB), com 10% das intenções, a deputada Tabata Amaral (PSB), com 8,7%, e o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB), com 8,3%, todos também tecnicamente empatados.

Comparando com a pesquisa anterior, Marçal praticamente dobrou as intenções de voto. Em maio, o empresário possuía 5,1% dos votos na pesquisa realizada pelo Instituto. Tabata e Datena diminuíram os índices. Ela em 0,4 ponto porcentual e ele em 3,8 pontos porcentuais a menos do que mês passado.

continua após publicidade

Já no cenário espontâneo, a porcentagem de intenção de votos nos dois candidatos que lideram a disputa é menor, mas o empate técnico continua. Nunes aparece com 13,7% de intenções de voto, enquanto Boulos tem 12,7%. Na espontânea, Marçal saiu de 0,3% em maio, para 3,5% agora.

O levantamento foi feito com 1.500 eleitores paulistanos, entre os dias 19 e 24 de junho, e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP06695/2024. O grau de confiança é de 95%.

Em um segundo cenário apresentado para os entrevistados, os nomes de Datena e de Kim são retirados da lista de opções, que fica com nove nomes. Quem mais se beneficia nesse cenário são o atual prefeito e Tabata. Ele, passa para 31,1% dos votos, ganhando 2,6 pontos porcentuais, enquanto ela fica com 11,2%, um aumento de 2,5 p.p. Os nanicos permanecem quase sem alteração, enquanto Boulos (1,1 p.p.) e Marçal (1,9 p.p.) têm um leve aumento.

continua após publicidade

Segundo turno

A pesquisa também testou cinco cenários para o segundo turno. Entre Nunes e Boulos, o prefeito ganha com vantagem, com 49% das intenções de voto, enquanto Boulos fica com 33,9%. Contra Tabata, Nunes ganha com 48,3% frente a 30,5% no segundo turno.

Tirando Nunes, Boulos vence dos outros candidatos, com 40% ante 34% contra Tabata, e com 45,5% ante 29,3% contra Marçal.

continua após publicidade

Rejeição

A pesquisa também testou quem os eleitores mais rejeitam, ou seja, em quem não votariam de jeito nenhum. Boulos aparece em primeiro lugar, com 30,9% de rejeição, seguido de Datena, com 22,1% e Marçal, com 21,5%.

Nunes aparece como o quarto mais rejeitado, com 19,4%. Nessa questão, os entrevistados poderiam votar em mais de um pré-candidato.

Comparada com a pesquisa de maio, todos os nomes apresentados tiveram redução na rejeição do eleitor paulistano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Nunes e Boulos seguem tecnicamente empatados na disputa em São Paulo, aponta pesquisa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!