MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Novo suspende candidatura de Sabará à Prefeitura de São Paulo

O conselho de ética do diretório nacional do Novo comunicou aos filiados do partido na noite desta quarta-feira, 23, a suspensão em caráter liminar dos direitos de filiado de Filipe Sabará, candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo. Segundo o comunicad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2020, 22:36:00 Editado em 23.09.2020, 22:43:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O conselho de ética do diretório nacional do Novo comunicou aos filiados do partido na noite desta quarta-feira, 23, a suspensão em caráter liminar dos direitos de filiado de Filipe Sabará, candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo. Segundo o comunicado, que foi obtido pelo Estadão, Sabará terá prazo estabelecido pelo estatuto para a manifestação de sua defesa. A candidatura está temporariamente suspensa.

continua após publicidade

"O Diretório Nacional reforça a determinação do CEP de suspensão temporária de todas as ações de pré-campanha em nome do candidato até o assunto seja efetivamente julgado", disse o documento interno. Procurado, Sabará não se manifestou até a publicação deste texto.

O diretório nacional do Novo recebeu nesta quarta-feira um pedido de impugnação de Sabará assinado por Kauan Gonçalves Viscardi, de Santa Catarina. O motivo da contestação, contudo, não foi informado porque o documento é "sigiloso", segundo o partido.

continua após publicidade

Antes da suspensão, Sabará afirmou, em nota, que "todos os esclarecimentos serão prestados ao conselho de ética do partido dentro do prazo legal". Ele disse ainda que considera o pedido "totalmente infundado e fruto de insatisfação de um pequeno grupo de pessoas que não aceita opiniões divergentes".

A iniciativa chega no momento que Sabará é alvo de uma rebelião interna de pré-candidatos a vereador da capital. Um grupo criado no WhatsApp intitulado Tentando Salvar o Novo tem criticado duramente as declarações de Sabará em defesa do presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, o debate interno foi acirrado após o candidato ter dito em um programa de rádio que Paulo Maluf foi o melhor prefeito que a capital paulista já teve. A declaração provocou reações até do fundador do Novo, João Amoêdo, e do deputado estadual Heni Ozi Cukier, que se manifestaram contra a fala no Twitter.

"O partido está fornecendo (aos candidatos a vereador) materiais de campanha com o Filipe, mas eu recusei. Não quero misturar meu nome com o Sabará", disse Luiz Bucciarelli, que passou no processo seletivo do Novo e tentará uma vaga na Câmara Municipal. Um dossiê apócrifo com acusações contra o pré-candidato à Prefeitura circula nos grupos de WhatsApp do partido.

Na semana passada, Sabará também se envolveu em uma polêmica com o ex-porta-voz do Vem Pra Rua Rogério Chequer, que foi candidato do Novo ao governo paulista em 2018. Na mesma entrevista em que elogiou Maluf, o candidato foi questionado sobre uma declaração contra Chequer feita durante a campanha, na qual o chamou de "oportunista".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Novo suspende candidatura de Sabará à Prefeitura de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!