MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Nós estamos aqui para evitar que isso aconteça de novo', afirma Barroso sobre o 8 de janeiro

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira, 8, que "nenhum juiz fica feliz ao condenar uma pessoa", mas que o direito penal tem como função a "prevenção geral" e evitar que o crime aconteça de

Lavínia Kaucz (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz (via Agência Estado)
Publicado em 08.01.2024, 15:12:00 Editado em 08.01.2024, 15:20:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira, 8, que "nenhum juiz fica feliz ao condenar uma pessoa", mas que o direito penal tem como função a "prevenção geral" e evitar que o crime aconteça de novo". Barroso falou na abertura da exposição "Reconstrução, memória e democracia", que marca o aniversário de um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

continua após publicidade

"Pune-se para desestimular as pessoas de delinquirem. Tratar com condescendência o que aconteceu é dar um incentivo para que os derrotados da próxima eleição, sejam quem forem, também se sintam no direito de depredar os prédios das instituições públicas. Estamos aqui para evitar que isso aconteça de novo", afirmou o ministro.

Barroso reiterou, ainda, que é preciso viver a "verdadeira pacificação da sociedade" para que pessoas que pensam diferente "possam se sentar à mesma mesa e conversarem, com respeito e consideração, sem ofensas ou desqualificações".

continua após publicidade

O ministro encerrou sua fala dizendo que a ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro e foi presidente da Corte na época dos ataques, é a "verdadeira heroína" da construção do plenário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Nós estamos aqui para evitar que isso aconteça de novo', afirma Barroso sobre o 8 de janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!