MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

No Rio, Paes se consolida em 1º; Crivella, Martha e Benedita brigam pelo 2º lugar

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, candidato à prefeitura da capital fluminense pelo DEM, segue liderando as intenções de voto para a eleição de novembro, segundo pesquisa do Ibope divulgada pela Rede Globo na noite desta quinta-feira, 15.Segundo o instit

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.10.2020, 22:20:00 Editado em 15.10.2020, 22:28:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, candidato à prefeitura da capital fluminense pelo DEM, segue liderando as intenções de voto para a eleição de novembro, segundo pesquisa do Ibope divulgada pela Rede Globo na noite desta quinta-feira, 15.

continua após publicidade

Segundo o instituto, Paes tem 30% das intenções de votos - três pontos porcentuais a mais do que na pesquisa anterior, divulgada em 2 de outubro. O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tenta a reeleição, figura em segundo lugar, com 12% das intenções de voto, o mesmo da pesquisa anterior. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, a diferença entre eles é de no mínimo doze e no máximo de 24 pontos.

Em seguida, estão coladas a deputada estadual Martha Rocha (PDT), com 8% das intenções de voto e Benedita da Silva (PT), com 7%. Ambas têm os mesmos índices da sondagem anterior. Embora numericamente colocadas em terceiro e quarto, as duas candidatas podem ser consideradas tecnicamente empatadas em segundo lugar com Crivella, dentro da margem de erro.

continua após publicidade

Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Renata Souza (PSOL) e Luiz Lima (PSL) estão empatados em seguida, todos com 3%. Na pesquisa anterior, Bandeira de Mello e Renata estavam com 2% e Lima tinha 1%. Cyro Garcia (PSTU) tem 2% - tinha 3% na pesquisa anterior. Depois aparecem, empatados com 1% das intenções de voto, Clarissa Garotinho (PROS), que tinha 2% na pesquisa anterior, Fred Luz (Novo) e Paulo Messina (MDB), que não haviam pontuado na primeira sondagem.

Glória Heloiza (PSC) e Henrique Simonard (PCO) tiveram menos de 1% das intenções de voto, e Suêd Haidar (PMB) não pontuou.

Brancos e nulos somariam 23% dos votos (eram 28% na pesquisa anterior), e 5% não souberam ou não quiseram responder (eram 7% na primeira sondagem). Na projeção de segundo turno, o Ibope testou apenas uma disputa entre Paes e Crivella. Paes teria 50% dos votos, enquanto o atual prefeito receberia 21%; 25% votariam branco ou nulo; e 4% não sabem ou não responderam.

continua após publicidade

Rejeição

O Ibope testou também a rejeição dos candidatos a prefeito do Rio, perguntando em qual candidato os eleitores não votariam em nenhuma hipótese. Crivella foi o mais rejeitado, com 57% de entrevistados que disseram que não lhe dariam o voto. Em seguida vieram Clarissa Garotinho (40% de rejeição), Eduardo Paes (30%), Benedita da Silva (29%), Cyro Garcia (16%), Luiz Lima (10%), Martha Rocha, Fred Luz e Paulo Messina (rejeitados por 9%). A rejeição de Bandeira de Mello, Glória Heloiza, Renata Souza e Suêd Haidar ficou em 8%; 7% não votariam em Henrique Simonard; 7% não sabem ou não responderam; e 1% poderia votar em todos.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira foi a primeira do instituto a ouvir eleitores após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio, que começou na última sexta-feira, 9. O primeiro levantamento do Ibope sobre as intenções de voto para prefeito do Rio foi divulgado em 2 de outubro.

continua após publicidade

Nos primeiros dias de campanha no horário eleitoral gratuito, Crivella tem tentado colar sua imagem na do presidente Jair Bolsonaro, que não declarou apoio aberto ao prefeito. Paes, Martha e Benedita, por sua vez, têm buscado se apresentar ou falar sobre suas experiências em cargos que já ocuparam.

A pesquisa, contratada pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo RJ-09221/2020. O nível de confiança estimado é de 95%, ou seja, o levantamento tem 95% de chance de representar a realidade. O Ibope ouviu 1.001 pessoas entre os dias 13 e 15 de outubro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "No Rio, Paes se consolida em 1º; Crivella, Martha e Benedita brigam pelo 2º lugar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!