Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Não há relação entre questão de tarifa e a do golpe de Estado, diz Alckmin

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira, 11, que o governo brasileiro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram "surpreendidos por uma decisão unilateral" dos Estados Unidos, que anunciaram nesta semana uma sobretaxa de 50% a produtos comprados do Brasil.

"Não tem nenhuma relação entre questões de tarifa e questões jurídicas de outro Poder", disse Alckmin em entrevista à Rádio CBN. "São temas totalmente desconexos; uma coisa é questão de golpe de Estado, outra é tarifa". Ele disse ainda que a independência dos Poderes é "pedra basilar" do Estado de Direito.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O vice voltou a reforçar que os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil. E repetiu que, dos dez produtos que os EUA mais exportam ao Brasil, oito já têm tarifa zerada. "Então, nos parece equivocada e injusta essa proposta", afirmou.

Alckmin frisou a existência da lei de reciprocidade e disse que ela permite ao País defender empresas que estão aqui, mas que o Brasil "sempre está aberto ao diálogo". Segundo ele, as conversas com as empresas deverão começar na próxima semana.

Ele ainda disse que o Estado brasileiro defende o multilateralismo e o livre comércio e quer melhorar a complementaridade no comércio internacional. "O comércio exterior aproxima os povos, estimula competitividade", defendeu.

publicidade

Alckmin não respondeu se está previsto algum contato do presidente Lula com o presidente americano, Donald Trump, mas disse que o diálogo entre os dois países nunca foi interrompido.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline