MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Não é hora de experimentos', diz Tatto sobre voto útil em Boulos

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto, quinto colocado nas pesquisas, aposta na experiência para evitar o voto útil dos petistas em Guilherme Boulos (PSOL), terceiro colocado. Indagado em entrevista à Rádio Eldorado, na manhã desta qua

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2020, 12:19:00 Editado em 28.10.2020, 12:22:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto, quinto colocado nas pesquisas, aposta na experiência para evitar o voto útil dos petistas em Guilherme Boulos (PSOL), terceiro colocado. Indagado em entrevista à Rádio Eldorado, na manhã desta quarta-feira, 28, sobre o que fazer para impedir que o eleitorado de esquerda migre para Boulos na reta final, Tatto disse que São Paulo precisa de "experiência" e que não é hora de "experimentos".

continua após publicidade

"A cidade está muito machucada, muito desigual, e nós precisamos de alguém que tenha pulso firme, experiência. Não é o momento de a gente ficar fazendo experimentos do ponto de vista de como saber governar a cidade de São Paulo. E de todos os candidatos e candidatas eu sou o que ficou mais tempo na administração pública", disse Tatto.

O candidato do PT foi quatro vezes secretário municipal nas gestões Marta Suplicy (2001-2004) e Fernando Haddad (2013-2016). Boulos nunca ocupou cargo público. As duas campanhas vêm mantendo uma política de não agressão na disputa em São Paulo.

continua após publicidade

Em entrevista publicada pelo Diário do Grande ABC na segunda-feira, 26, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT deve apoiar Boulos no segundo turno caso Tatto não chegue lá e espera o apoio do PSOL se a situação for inversa. A possibilidade de que o eleitorado de esquerda migre para Boulos na reta final da campanha para evitar um segundo turno entre Bruno Covas (PSDB), que tenta a reeleição, e Celso Russomanno (Republicanos) assusta o PT.

Na entrevista à Rádio Eldorado, Tatto salientou que as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus aumentam a necessidade de um prefeito com experiência administrativa. "Essa questão do voto útil pode ser no Jilmar Tatto também. Estou convencido que neste momento de pandemia em que a cidade precisa se recuperar, em que precisamos fazer várias frentes de intervenções na área da saúde, habitação, educação principalmente, manutenção da cidade, de reorganizar a Prefeitura, a cidade precisa de alguém que tem experiência, alguém que já fez, que conhece", disse o petista.

Segundo o Ibope, Tatto tem hoje 4% das intenções de voto, bem abaixo do patamar histórico do PT na cidade, de 15%. Ele está atrás de Márcio França (PSB), com 7%; Boulos, que tem 10%, e dos líderes Russomanno (25%) e Covas (22%).

continua após publicidade

Na última semana, Tatto intensificou a presença de Lula em seu programa de TV. Nesta quarta-feira ele reforçou este vínculo dizendo que o ex-presidente é seu "padrinho político" e disse acreditar em uma disputa apertada para decidir quem vai enfrentar Covas no segundo turno.

"Acho que estaremos embolados todos nós. Eu, Boulos, Márcio França e o Russomanno. No início da campanha eu até achava que o Russomanno chegaria em primeiro lugar, mas o desastre do governo (Jair) Bolsonaro (que apoia o candidato do Republicanos) é tão grande e ele tem o histórico de não ser um candidato de chegada, larga bem e termina mal. Então a população percebeu que ele não tem proposta, é sonso em termos de proposta e vamos chegar embolados. Eu vou subir na reta final", disse Tatto.

O candidato do PT, que foi duas vezes secretário municipal de Transporte, disse que, se for eleito, pode voltar a restringir a velocidade nas marginais, a exemplo do que fez na gestão Haddad. "Eu reduzi a velocidade na cidade e com isso reduzimos o número de acidentes. Nas marginais eu vou dar uma olhada e discutir com a área técnica. Sei que existe um estudo do Ministério Público que comprovou efetivamente que depois que o (João) Doria aumentou a velocidade cresceram os números de mortes e acidentes. A redução de velocidade não é um capricho pessoal. A área técnica vai estudar e vou tomar a decisão que a área técnica apontar¨, disse Tatto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Não é hora de experimentos', diz Tatto sobre voto útil em Boulos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!