MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

MPF entra com ação para mudar nome de quartel em MG que remete ao golpe de 1964

A Procuradoria da República em Minas tenta, na Justiça, mudar o nome do Batalhão do Exército em Juiz de Fora de onde partiram as primeiras tropas do golpe militar de 1964.O nome oficial do quartel é 4.ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, mas a instal

Rayssa Motta (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayssa Motta (via Agência Estado)
Publicado em 04.04.2024, 15:17:00 Editado em 04.04.2024, 15:23:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Procuradoria da República em Minas tenta, na Justiça, mudar o nome do Batalhão do Exército em Juiz de Fora de onde partiram as primeiras tropas do golpe militar de 1964.

continua após publicidade

O nome oficial do quartel é 4.ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, mas a instalação é conhecida como "Brigada 31 de Março", em referência ao dia do golpe.

De acordo com o site institucional da unidade militar, o nome foi escolhido por causa do "papel decisivo e corajoso" da brigada na "eclosão da revolução democrática".

continua após publicidade

Para o Ministério Público Federal, a homenagem é "repugnante e cínica". "É estarrecedor - embora não de todo surpreendente - que o Exército brasileiro mantenha de forma tão acintosa uma homenagem ao Golpe Militar de 1964", diz um trecho da ação.

Os procuradores Francisco de Assis Floriano e Calderano e Thiago Cunha de Almeida, que assinam a ação, argumentam que a nomeação de órgãos públicos deve se submeter aos valores previstos na Constituição.

"O Golpe Militar que instituiu a ditadura não pode ser motivo de orgulho em um regime democrático", acrescentam. "O apagamento da violência é repetição da violência."

continua após publicidade

O Comando do Exército já proibiu que suas instalações sejam nomeadas em referência a "ações (feitos), datas, tradições ou locais controversos".

Além da mudança do nome do quartel, a ação exige a criação de um curso para os militares do batalhão sobre o "caráter ilícito" do golpe de 1964 e as conclusões da Comissão Nacional da Verdade sobre as violações de direitos humanos na ditadura militar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "MPF entra com ação para mudar nome de quartel em MG que remete ao golpe de 1964"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!