MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Mourão: Rússia tem "direito de espernear" e viagem de Bolsonaro não é endosso

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) avaliou a ofensiva da Rússia sobre a Ucrânia como "direito de espernear" e rechaçou a ideia de que a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Moscou, marcada para meados de fevereiro, seja um endosso à posição do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2022, 15:35:00 Editado em 31.01.2022, 19:26:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) avaliou a ofensiva da Rússia sobre a Ucrânia como "direito de espernear" e rechaçou a ideia de que a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Moscou, marcada para meados de fevereiro, seja um endosso à posição dos russos no conflito.

continua após publicidade

Rússia e Ucrânia vivem tensões elevadas desde 2014, quando o Kremlin anexou a região da Crimeia. O conflito, porém, ganhou contornos potencialmente bélicos após o governo russo mover tropas na direção da fronteira.

"A Rússia considera aquela região do Leste Europeu uma zona de influência. No momento em que há avanço da Otan daquela região, ela faz seu direito de espernear", disse o vice-presidente nesta segunda-feira, 31, a jornalistas no Palácio do Planalto.

continua após publicidade

Mourão garantiu que o Brasil está afastado do conflito, mas ponderou que a viagem de Bolsonaro em um momento como esse pode ser alvo de interpretações. "Depende da interpretação que cada um vai querer colocar. Nós estamos afastados nesse conflito. Há pressões de outros países que estão mais envolvidos. Mas vamos lembrar: o Brasil faz parte de um grupo com a Rússia, os Brics, além de nós termos parceria. É um país importante para negócios e não podemos abrir mão disso aí", declarou.

Como mostrou o Broadcast Político na semana passada, o governo monitora a situação entre a Rússia e a Ucrânia e ajustou o roteiro da sua próxima viagem internacional. Aconselhado por auxiliares, o chefe do Executivo desistiu de passar pela Polônia, por ser um país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aliado à Ucrânia, o que poderia causar um desgaste diplomático.

Por ora, a ida à Rússia está mantida - e, depois, à Ucrânia -, como disse hoje o próprio Bolsonaro, mas pode ser cancelada caso haja uma elevação de temperatura na relação Moscou-Kiev, dizem fontes do Planalto. Tal possibilidade, no entanto, foi descartada hoje por Mourão. "Não acho que vá piorar daqui para lá, não acho que a Rússia vai tomar atitude de invadir. A Rússia está fazendo pressão", avaliou o vice-presidente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Mourão: Rússia tem "direito de espernear" e viagem de Bolsonaro não é endosso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!