Política

Mourão: "Pazuello tem o direito de ficar em silêncio em CPI"

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Mourão: "Pazuello tem o direito de ficar em silêncio em CPI"
fonte: CNN Brasil
Mourão: "Pazuello tem o direito de ficar em silêncio em CPI"

Na manhã desta sexta-feira (14), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello, tem do direito de ficar em silêncio durante seu depoimento à CPI da Covid na próxima semana, por ser "réu".

continua após publicidade

“Tudo é possível acontecer na CPI. A forma como é conduzido o interrogatório, considero que o Pazuello é investigado, tem um inquérito da PF (Polícia Federal), ele não é testemunha, é réu e tem direito de ficar em silêncio”, disse Mourão.

Questionado se o recurso sinalizaria receio do governo federal com o depoimento do ex-ministro, Mourão respondeu: "Eu não vejo medo."

continua após publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou, na quinta-feira (13), com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para blindar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Pandemia. A ideia é que Pazuello compareça, mas possa ficar em silêncio quando questionado. 

Reação do Senado

Em ofício enviado nesta sexta-feira (14) ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, o relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que a eventual concessão de habeas corpus para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello prejudicará os trabalhos de investigação da comissão.

continua após publicidade

No documento obtido pelo analista de política da CNN, Caio Junqueira, Calheiros diz que, por ter comandado o ministério por 10 dos 15 meses da pandemia no país, o ex-ministro da Saúde "é peça fundamental no fornecimento de informações quanto à participação de pessoas que, de algum modo, contribuíram para o colapso do sistema de saúde”.

“A ausência de seu depoimento ou sua recusa em responder às perguntas prejudicará sobremaneira a condução dos trabalhos da CPI da Pandemia”, diz o senador.

Com informações: CNN Brasil