MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Mourão é criticado por ironizar apuração de crimes da ditadura militar

A declaração irônica e debochada do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) sobre a possibilidade de se apurar os crimes ocorridos nos porões da ditadura militar foi recebida com críticas pela oposição nas redes sociais. Nesta segunda-feira, 18, o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.04.2022, 13:18:00 Editado em 19.04.2022, 13:27:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A declaração irônica e debochada do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) sobre a possibilidade de se apurar os crimes ocorridos nos porões da ditadura militar foi recebida com críticas pela oposição nas redes sociais. Nesta segunda-feira, 18, o general da reserva foi questionado após a revelação de áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) com relatos sobre tortura durante o regime. "Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô (sic). Vai trazer os caras do túmulo de volta?", declarou, rindo, na chegada ao Palácio do Planalto.

continua após publicidade

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que se o general está ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) é porque se identifica "com a impunidade, com a tortura, com a ditadura", e defendeu que Mourão deve "sair do controle do País".

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) classificou a fala como algo a "se indignar e chorar". "Além da falta de competência desse governo, há também muita falta de sensibilidade", publicou em sua rede social.

continua após publicidade

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) lamentou o ocorrido e defendeu que o "deboche inumano" de Mourão representa a "exata dimensão da escória que chegou ao poder com Bolsonaro": "Trogloditas insensíveis, despreparados e disparatados. Uma lástima", disse.

Guilherme Boulos (PSOL) disse que muitos parentes dos mortos na ditadura seguem à espera de respostas. "Muitas mães seguem até hoje sem saber onde estão seus filhos desaparecidos. É por isso que exigimos memória, verdade e justiça, senhor Mourão!", disse.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) questionou Mourão sobre as torturas e sumiços da ditadura militar: "o general e seus colegas podem responder 'onde estão os túmulos?'".

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) relembrou a dor das famílias com as perdas da ditadura. "A ditadura assassina que você defende, além de matar, não deu às famílias o direito de enterrarem seus mortos. Não há túmulos. Estão desaparecidos até hoje. Onde está Fernando Santa Cruz? Luiz Maranhão? Virgílio Gomes da Silva?", perguntou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Mourão é criticado por ironizar apuração de crimes da ditadura militar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!