MAIS LIDAS
VER TODOS

crise hidroenergética

Mourão admite possível racionamento de energia no país

O vice-presidente disse que há chances de “algum racionamento” no Brasil por conta da crise hidroenergética.

Da Redação

·
Mourão admite possível racionamento de energia no país
Icone Camera Foto por Da Redação
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2021, 15:30:44 Editado em 01.09.2021, 15:41:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em uma coletiva nesta quarta-feira (01), o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que há possibilidade de “algum racionamento” no Brasil diante a crise hidroenergética que o país enfrenta. É a primeira vez que uma autoridade do alto escalão do governo fala publicamente sobre o assunto.

continua após publicidade

“O que eu tenho acompanhado é que o governo tomou as medidas necessárias aí: criou uma comissão para acompanhar e tomar as decisões a tempo e a hora no sentido de impedir que ocorra isso aí que você colocou, que haja apagão. Agora, pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento. O próprio ministro falou isso, né?”, disse o general ao chegar em seu gabinete na Vice-Presidência.

Durante pronunciamento em rede nacional de rede e televisão na noite de terça-feira (31/8), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu envolvimento de toda a sociedade para afastar o risco de apagões e racionamento. O ministro, porém, não citou a palavra “racionamento” em sua fala de cerca de 5 minutos em cadeia nacional de rádio e TV. Minha visão, a gente vai enfrentar nos próximos anos aí enquanto não houver recuperação plena dos nossos reservatórios”, assinalou o general.

continua após publicidade

Questionado se o governo não demorou a adotar medidas, visto que o período mais crítico é outubro e novembro, Mourão respondeu que houve avaliação de que não era necessária decisão mais drástica antes.

“Olha, os decisores eles tinham todos os dados disponíveis, e se não tomaram uma decisão mais drástica antes é porque na análise de risco que fizeram não era o caso. Eu veja dessa forma”, pontuou.

Ministro pede redução do consumo

continua após publicidade

Em seu pronunciamento, além de dizer que a crise hidroenergética “se agravou” e avaliar como “inadiável” o esforço da população para reduzir o consumo de energia, o ministro Bento Albuquerque ainda pediu que equipamentos, como chuveiros elétricos, aparelhos de ar-condicionado e ferros de passar, sejam usados no período da manhã e aos fins de semana.

“Os consumidores que aderirem a este chamado [de redução de consumo] e economizarem energia, serão recompensados e poderão ter redução na sua conta de luz”, afirmou.

O governo anunciou um programa de desconto na conta de luz de consumidores residenciais e pequenos negócios que reduzirem, de forma voluntária, o consumo de energia. Inicialmente, o programa será válido até dezembro deste ano, mas poderá ser prorrogado, caso necessário.

continua após publicidade

O desconto vai valer para quem diminuir o consumo de energia em, no mínimo, 10% em comparação ao consumo de 2020. A redução será de até 20%. O desconto será de R$ 0,50 por cada quilowatt-hora (kWh) de energia economizada.

O Brasil vive a pior crise hídrica em 91 anos. As principais bacias hidrográficas que abastecem o país estão secando em razão do baixo volume de chuvas na região dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da geração de energia no Brasil.

Com informações: Metrópoles

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Mourão admite possível racionamento de energia no país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!