MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Morre ex-secretário de finanças da cidade de São Paulo

Morreu nesta sexta-feira, 11, aos 80 anos, o economista Amir Khair. Ele foi secretário de Finanças da cidade de São Paulo durante o mandato de Luiza Erundina (1989 - 1992). "Meu pai partiu dormindo. Ele era uma pessoa tranquila e partiu dessa mesma forma"

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2020, 07:16:00 Editado em 12.09.2020, 07:23:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Morreu nesta sexta-feira, 11, aos 80 anos, o economista Amir Khair. Ele foi secretário de Finanças da cidade de São Paulo durante o mandato de Luiza Erundina (1989 - 1992). "Meu pai partiu dormindo. Ele era uma pessoa tranquila e partiu dessa mesma forma", disse Sérgio Khair, filho do economista. Ele não enfrentava nenhuma doença grave e mantinha isolamento social devido à pandemia de covid-19. Deixa dois filhos e dois netos.

continua após publicidade

Colunista do Estadão de 2005 a 2017, Khair era mestre em Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele criou um sistema de acompanhamento de gestão fiscal para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e atuou como consultor fiscal, orçamentário e tributário. Também prestou assessoria em gestão financeira nas prefeituras de Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Ipatinga, Londrina, Angra dos Reis e Juiz de Fora.

O economista era um feroz defensor dos juros baixos - defendia que as altas taxas brasileiras eram um entrave ao crescimento do País. Também fazia uma crítica constante aos altos lucros dos bancos, como conta o filho Sérgio. "Ele tinha uma grande luta contra os juros e os lucros bancários", diz.

continua após publicidade

Outra característica do pai ressaltada por Sérgio era a vontade de repassar a informação e o conhecimento. "Ela gostava muito de falar com a imprensa. Não importava se era um veículo pequeno ou grande, a vontade de passar a informação era sempre idêntica." Khair escreveu quatro livros e deixou mais dois encaminhados. "Vamos dar continuidade a esses livros para manter seu legado vivo", garante o filho.

Luiza Erundina e Guilherme Boulos, pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSOL, lamentaram a morte em suas redes sociais. "Perdi um irmão, um ser humano especial, um guerreiro. Vai deixar um vazio enorme, vai fazer muita falta à nossa luta", escreveu a deputada federal. "Amir teve papel destacado como Secretário de Finanças do governo popular de Luiza Erundina", disse Boulos.

Paulo Teixeira (PT), deputado federal, falou sobre a morte de Amir Khais no Twitter. "Grande economista que contribuiu enormemente para desbravar os conhecimentos em finanças públicas para alavancar políticas públicas. Foi um grande brasileiro!", escreveu.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Morre ex-secretário de finanças da cidade de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!