MAIS LIDAS
VER TODOS

fake news

Ministro defende regulação das redes sociais após morte de jovem

Segundo Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, apesar de tais tragédias envolverem questões de saúde mental, há também natureza política

Sofia Aguiar (via Agência Estado)

·
Fake News foi motivo de morte de jovem
Icone Camera Foto por Agência Senado
Fake News foi motivo de morte de jovem
Escrito por Sofia Aguiar (via Agência Estado)
Publicado em 24.12.2023, 18:54:00 Editado em 24.12.2023, 18:53:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, afirmou que a regulação das redes sociais torna-se um "imperativo civilizatório" após a morte de uma jovem por ataques nas redes sociais na semana passada. Segundo ele, apesar de tais tragédias envolverem questões de saúde mental, há também natureza política.

continua após publicidade

"A regulação das redes sociais torna-se um imperativo civilizatório, sem o qual não há falar-se em democracia ou mesmo em dignidade. O resto é aposta no caos, na morte e na monetização do sofrimento", escreveu o ministro, em publicação no X - antigo Twitter, no sábado, 23.

Jéssica Canedo, uma jovem de 22, morreu após ter sido apontada como suposta "affair" do humorista Whindersson Nunes. Em nota, a família confirmou a morte na sexta-feira, 22, após Jéssica não ter resistido à depressão e ao ódio disseminado nas redes.

continua após publicidade

"Em menos de um mês este é o segundo caso de suicídio de pessoa jovem - e que guarda relação com a propagação de mentiras e de ódio em redes sociais - de que tenho notícia. Tragédias como esta envolve questões de saúde mental, sem dúvida, mas também, e talvez em maior proporção, questões de natureza política", comentou o ministro.

Na postagem, Silvio Almeida citou "irresponsabilidade das empresas que regem as redes sociais" diante de conteúdos criminosos propagados pelos usuários. Em sua visão, tais conteúdos têm "destruído famílias e impossibilitado uma vida social minimamente saudável".

O pedido pela regulamentação das redes sociais ocorre dias depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, terem feito comentário semelhante.

Após ter sido vítima de ataque hacker na semana passada, Janja também falou sobre a importância do debate de monetização nas redes. "A gente precisa não só da regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização das redes", afirmou na terça-feira, 19, no programa Conversa com o Presidente.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro defende regulação das redes sociais após morte de jovem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!