Ministério da Saúde encontrou vírus em computadores, mas afasta ataque hacker - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Política

Ministério da Saúde encontrou vírus em computadores, mas afasta ataque hacker

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Ministério da Saúde informou que identificou um vírus em computadores nesta quinta-feira, 5, e bloqueou o acesso à internet, às redes e aos sistemas de telefone da pasta. A medida foi tomada por motivos de segurança, para evitar a propagação do vírus entre os computadores. "Até o momento, não há indícios de que o vírus seja uma tentativa de invasão, pois não houve danos à integridade dos dados", disse o ministério.

Segundo a pasta, o problema limitou-se a algumas estações de trabalho e não comprometeu os servidores da infraestrutura da Saúde. Alguns sistemas ainda enfrentam lentidão por causa das medidas de segurança.

"O DataSUS investiga a origem do problema e trabalha para restabelecer de forma integral e o quanto antes o acesso seguro dos colaboradores às suas estações de trabalho", afirmou o Ministério.

As redes do ministério foram bloqueadas pela manhã. Servidores da pasta foram orientados a desligar computadores, desinstalar aplicativos de celular com contas vinculadas ao ministério e não acessar a rede do órgão nem sequer em casa.

Pela manhã, o ministério informou que investigava "inconsistência no sistema". Servidores da pasta disseram que técnicos do DataSUS suspeitavam de ataque cibernético. Segundo o ministério, não foram interrompidos serviços a pacientes do SUS.

Hacker ataca STJ e governo do DF

Um ataque hacker afetou os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na quarta-feira, 4, e impediu que milhares de decisões monocráticas fossem concluídas e publicadas.

A Secretaria de Economia do Distrito Federal informou ter identificado uma tentativa de ataque hacker nesta quinta-feira, 5. Os sistemas e sites do governo local foram retirados do ar por segurança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Ministério da Saúde encontrou vírus em computadores, mas afasta ataque hacker"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.